IMG_1170

Foto/Divulgação: NEACA

Ação intitulada “Jardim Encantado” uniu brincadeira, afeto e desenvolvimento pedagógico na sede da unidade, no Zé Garoto (SG)

 

O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo, com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, nesta semana, uma atividade especial voltada às crianças atendidas pela instituição, na sede localizada no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo.
Organizada pela equipe pedagógica do núcleo da Primeira Infância (NEACA/SG), a ação, intitulada “Jardim Encantado”, teve como objetivo proporcionar um momento de alegria, acolhimento e desenvolvimento por meio do brincar. A proposta foi criar uma experiência lúdica e imersiva, em que as crianças se sentissem como se estivessem entrando em um livro de histórias, vivendo um verdadeiro conto de fadas, com personagens como fadas, princesas, reis, heróis — sendo elas próprias as protagonistas desse mundo mágico.

‘Lazer e sentido pedagógico’

Segundo a pedagoga Anna Maria Cabral, a vivência foi pensada para garantir o lazer aliado ao sentido pedagógico.
“A infância é um tempo de imaginar, de criar e também de proteção. Nosso objetivo foi fortalecer esse período tão importante da vida, oferecendo experiências significativas”, destacou.
Ao longo da atividade, as crianças participaram de pintura artística no rosto, ação que estimulou a expressão, a autoestima e a identidade, além de tornar o momento ainda mais divertido. Elas também receberam coroinhas e varinhas mágicas, reforçando o clima lúdico da festa.
Em outra etapa, as crianças puderam decorar suas próprias varinhas com materiais de arte, atividade que contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora, da concentração, da autonomia e do respeito à individualidade e ao tempo de cada uma. Houve ainda um momento especial de confecção de bolinhos, no qual cada criança escolheu cores e detalhes, fortalecendo o protagonismo, a autoestima, a sensação de “eu consigo” e o estímulo sensorial, fundamental nessa faixa etária.

Dinâmica com os pais e responsáveis

Paralelamente às atividades infantis, os pais e responsáveis participaram de uma dinâmica de grupo organizada pela equipe técnica do NEACA, promovendo troca, escuta e fortalecimento dos vínculos familiares.
“Os responsáveis participaram da atividade com o objetivo de refletir sobre a importância do brincar, enfatizando a construção de memórias afetivas, o fortalecimento de vínculos e os momentos de diversão. Também conversamos sobre os perigos do uso excessivo das telas e os impactos no desenvolvimento, na educação e na formação da criança.” ressaltou a educadora social Pamela Rosa.

‘As crianças puderam entrar nesse mundo encantado’

Para a educadora social (NEACA/SG), Maria Eduarda dos Santos, as crianças puderam entrar nesse mundo encantado, viver o Jardim Encantado, socializar, brincar juntas e compartilhar esse momento de alegria. Ao mesmo tempo, segundo Santos, a experiência também alcançou os pais, que passaram a olhar seus filhos como princesas e príncipes encantados, entrando junto com eles nesse universo mágico.
“Achei a atividade excelente, porque dialoga diretamente com a nossa proposta de levar ludicidade para as crianças. Sabemos que o impacto da violência atinge diretamente o brincar e a imaginação na infância, e essa vivência foi uma oportunidade de resgatar esse espaço tão importante”, observou a educadora social.
Conforme a equipe pedagógica, a atividade funcionou como uma ação de colônia de férias, oferecendo um tempo de qualidade, cuidado e afeto, tornando o mês de janeiro mais leve, acolhedor e significativo para as crianças atendidas pelo NEACA.
Ao final, cada criança saiu da vivência se sentindo feliz, incluída e acolhida, vivendo a magia da infância com segurança, carinho e proteção.

Objetivo educativo e social

A ação busca contribuir para a construção de redes de cuidado e proteção, desenvolvendo habilidades socioemocionais e fortalecendo a autonomia infantil. Por meio da metodologia lúdica, as crianças aprendem a reconhecer situações de risco de forma segura, respeitosa e sem exposição ou revitimização.
A iniciativa reforça a importância de ambientes educativos atentos, afetivos e comprometidos com a promoção de direitos e da cultura de paz.

 

Atendimento em três municípios

Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.

Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):

NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095

Fonte: Charles Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *