Após testar positivo para coronavírus e ficar em isolamento social, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, retornou à rotina de visita às unidades de saúde da cidade. Ao lado do secretário de Saúde, Jefferson Antunes, Nanci acompanhou na tarde desta terça-feira (19) a abertura de oito leitos de CTI para pacientes com Covid-19 no Pronto Socorro Infantil, no bairro do Zé Garoto.”Em primeiro lugar agradeço a Deus por estar curado. Agora vamos voltar a acompanhar pessoalmente as ações de combate à doença e o tratamento e cuidados oferecidos a nossa população. Depois de abrirmos 15 novos leitos no Hospital Municipal Luiz Palmier, na semana passada, estamos hoje reforçando o atendimento no Pronto Socorro Infantil. Nos próximos dias vamos abrir mais uma unidade de saúde com capacidade para até 68 leitos. O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, vai reforçar o nosso atendimento”, antecipou o prefeito.
O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para pacientes com coronavírus no Pronto Socorro Infantil conta com infraestrutura de ponta, como respiradores, sendo um portátil, monitores, incubadora e um setor de isolamento. O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, adquiriu novos equipamentos e contratou mais profissionais para abertura da unidade. “Antes, as crianças que apresentavam sintomas graves do coronavírus estavam sendo atendidas nos leitos de retaguarda de urgência e emergência (RUE), que agora estão disponíveis para atender pacientes com outras doenças. Estávamos aguardando a chegada dos equipamentos e a contratação de mais médicos e enfermeiros para abrir o setor, que irá garantir maior rapidez, agilidade e humanização na atendimento”, garante o secretário.
No Pronto Socorro Infantil o atendimento também foi agilizado. Ao chegar com algum dos sintomas do coronavírus na unidade, a criança e seu acompanhante são encaminhados diretamente para o consultório médico específico para atendimento do Covid-19. O mesmo procedimento também está sendo seguido no Pronto Socorro de São Gonçalo e nas UMPAs de Nova Cidade e Pacheco, unidades de referência para atendimento a pacientes com sintomas da doença. Após visitar o PSI, o prefeito José Luiz Nanci, visitou o Hospital Luiz Palmier em companhia do diretor da unidade, Eraldo Soares. Ele percorreu enfermarias e acompanhou o protocolo de triagem dos pacientes e do atendimento aos acompanhantes. O prefeito também percorreu os setores de farmácia e almoxarifado, onde não faltam medicamentos e insumos, entre eles o EPIs.