Sala Nelson Pereira dos Santos e Reserva Cultural recebem programação especial de filmes com sessões gratuitas
Música, emoção e o melhor do cinema internacional. Entre os dias 10 e 16 de agosto, a Fundação de Arte de Niterói apresenta o 2º Festival Internacional de Cinema de Niterói. A mostra deste ano tem como tema “música no cinema” e acontece na Sala Nelson, que receberá o evento de abertura, e no Reserva Cultural. A programação terá sete filmes exibidos sempre às 20 horas e com entrada gratuita. O espaço está sujeito à lotação.
A abertura do Festival acontece na quinta (10) e conta ainda com apresentações de música e dança. A partir das 19h, o Grupo Iberê, quarteto especializado em música de câmara brasileira, e a dupla de dançarinos Viviane Moreno e Robson Ribeiro dão início à solenidade. O filme “O Último Tango”, de German Kral, dá início às sessões de cinema e terá direito à audiodescrição.
“O 2º Festival Internacional de Cinema de Niterói é um evento fundamental dentro do circuito cultural da cidade. Desde o ano passado, um dos objetivos da Fundação é tornar o cinema mais acessível e democrático para a população. Incentivamos cineclubes nas unidades culturais, iniciativas locais e realizamos cada vez mais parcerias com agentes da cidade, como o Jean Thomas Bernardini, criador do Reserva Cultural, para tornar realidade ações com foco em Niterói”, comentou Fernando Brandão, presidente da Fundação de Arte de Niterói.
Confira a programação completa do Festival:
Quinta-feira (10/08) – “O ÚLTIMO TANGO”, de German Kral – abertura com apresentação de tango ao vivo
A história de amor entre os dois dançarinos mais famosos da história do tango. María Nieves Rego (81) e Juan Carlos Copes (84) se conheceram quando tinham 14 e 17 anos, e eles dançaram juntos por quase 50 anos. Em todos esses anos eles se amaram, se odiaram, e passaram por várias separações dolorosas, mas o amor pelo tango sempre os unia novamente. Juan e María contam a sua história a um grupo de jovens bailarinos de tango e coreógrafos de Buenos Aires, que transformam os mais belos e dramáticos momentos das vidas do casal em coreografias de tango incríveis.
Classificação Indicativa: 10 anos
Sexta-feira (11/08) – “MARIA CALLAS – EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS”, de Tom Volf
Maria Callas foi uma das maiores sopranos da história da ópera no século XX, com uma longa carreira musical e com altos e baixos na vida pessoal. Este documentário, narrado em primeira pessoa a partir de entrevistas da artista, traz tudo isso, incluindo seus demônios internos e o conturbado relacionamento com o milionário Aristotelis Onassis. Artista absoluta, se tornou um ícone mundial e uma mulher apaixonada pelo destino inesperado. Callas revela Maria, e revela também uma personalidade incandescente e vulnerável. Um momento de intimidade com uma lenda e toda a emoção desta voz única no mundo.
Classificação Indicativa: Livre
Sábado (12/08) – “ALABAMA MONROE”, de Felix Van Groeningen
Elise e Didier se apaixonam à primeira vista, mesmo sendo pessoas muito diferentes. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e os dois fazem sucesso juntos com uma banda de bluegrass. Eles têm uma filha, Maybelle, que fica gravemente doente aos seis anos, colocando o destino da banda e do casal a prova.
Classificação Indicativa: 16 anos
Domingo (13/08) – “VERÃO”, de Kirill Serebrennikov
No verão de 1981, o rock underground chegava na Rússia. Sob a influência de artistas internacionais, como Led Zeppelin e David Bowie, o rock vibrava na cidade, marcando o nascimento de uma nova geração de artistas independentes. O jovem Viktor Tsoi (Teo Yoo) ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande representante russo do gênero. Além da música, ele também ficou conhecido pelas polêmicas relacionadas a sua vida pessoal, como o triângulo amoroso que viveu junto com o seu mentor musical, Mike, e a esposa dele, Natasha.
Classificação Indicativa: 14 anos
Segunda-feira (14/08) – “EDEN”, de Mia Hansen-Love
Na década de 90, a música eletrônica francesa se desenvolve em um ritmo acelerado. Na excitante vida noturna de Paris, Paul dá seus primeiros passos como DJ. Com seu melhor amigo cria o duo “Cheers”. Logo são envolvidos em uma eufórica e curta trajetória rumo à fama e Paul, cego por sua paixão, esquece de sua própria vida. Eden refaz os passos do “French touch”, de 1992 a hoje, uma geração que ainda goza de grande sucesso internacional graças a DJs como Daft Punk, Dimitri From Paris, Cassius e muito mais!
Classificação Indicativa: 16 anos
Terça-feira (15/08) – “AZNAVOUR POR CHARLES”, de Marc di Domenico e Charles Aznavour
Em 1948, Edith Piaf presenteou Charles Aznavour com uma câmera, um presente que ele nunca mais largou. Até 1982, Charles filmou horas de rolos que formavam seu diário. Aznavour filmou sua vida, e viveu enquanto filmava. Onde ele ia, levava sua câmera junto, gravando tudo por onde passava. Os momentos da sua vida, os lugares que foi, seus amigos, seus amores, seu tédio. Alguns meses antes que morrer, ele começou a desenrolar seus filmes com Marc di Domenico e então decidiu fazer um filme, seu filme.
Classificação Indicativa: 10 anos
Foto/Divulgação
Quarta-feira (16/08) – “ONDE ESTÁ VOCÊ, JOÃO GILBERTO?”, de Georges Gachot
Inspirado no livro “HO-BA-LA-LÁ – À Procura de João Gilberto” do escritor alemão Marc Fischer, Georges Gachot resolve realizar o sonho do autor e seu próprio sonho e desembarca no Rio de Janeiro em busca de João Gilberto. Seguindo os passos de Fischer, ele não mede esforços e entra em contato com diversos amigos e parceiros do músico em sua jornada.
Classificação indicativa: Livre
Serviço:
Festival Internacional de Cinema de Niterói
Data: 10 a 16 de agosto de 2023
Horário: 20 horas
Local: Reserva Cultural
Ingressos: Bilheteria do cinema | site do Reserva Cultural
Classificação: Consultar a classificação de cada filme
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Fonte: Gabbriela Costa