Há três anos na Barra, instituição promove maratona circense nos dias 12 e 13 de outubro e homenageia Mestre Martelo do Cavalo Marinho, de Pernambuco
Senhoras e senhores, o circo voltou e em grande estilo! Nos dias 12 e 13 de outubro, o Museu do Pontal celebra o Dia da Criança e os 3 anos de sua nova sede, na Barra da Tijuca, com uma maratona circense. O Festival de Circo no Museu do Pontal terá espetáculos e performances do mundo do picadeiro, apresentações musicais, brincadeiras e oficinas. Toda a programação é gratuita e haverá vans gratuitas saindo do metrô da Barra e Terminal Alvorada, em direção à instituição.
O evento tem curadoria do artista multilinguagem Ricardo Gadelha e o grande homenageado destes dois dias de encantamento é o octogenário Sebastião Pereira de Lima, o Mestre Martelo, o Mateus mais idoso em atividade no país. “Mateus é a figura fundamental do folguedo do Cavalo Marinho pernambucano, quem anima a brincadeira e diverte o público. O festival do Museu do Pontal chega, portanto, envolto pela cultura popular, revelando as peculiaridades deste universo em diferentes regiões do país”, afirma Gadelha.
A programação está recheada de atrações imperdíveis. A lona de circo montada no jardim do Museu, além de sala multiuso, vão abrigar espetáculos com mágica, humor, acrobacias e malabarismo, como os do Circo Bambolina e Bobinaldo (sábado, às 15h), do Circo Teatro Saltimbanco (sábado, às 18h) e O Picadeiro (domingo, às 17h). Haverá performances, como as atuações da especialista em bolhas de sabão Clariana Maia (sábado, às 10h30 e às 11h20) e o Mirabolante Homem Bola (domingo, às 12h), e teatro popular com o grupo Mamulengo Flor Mimosa (domingo, às 14h30).
No domingo, às 13h o multiartista circense Ivo Bernardo vai ensinar a como manter pratos, bolas e bastões em equilíbrio, na Oficina de Malabares. Destaque, ainda, para a turma de Bate-Bolas Brilhetes de Anchieta. Formado apenas por mulheres, o grupo vai simular uma saída de bate-bolas no domingo, às 15h30.
– A curadoria teve a preocupação de traçar um panorama de diferentes vertentes do circo brasileiro, com números, oficinas e intervenções. Muito me alegra imaginar a potência da diversidade de um mestre brincante octagenário, de um grupo de mamulengo e de um grupo feminino de bate-bolas. Veremos tudo isso em ação – afirma Gadelha.
O grande homenageado da festa, Mestre Martelo, fará uma performance no sábado, às 16h30, baseada no universo do Cavalo Marinho pernambucano e lançará o livro “Mateus de uma vida inteira”, que conta sua trajetória.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil e a Ternium, além da Prefeitura do Rio.
Confira a programação completa!
Dia 12 de outubro
10h30 e 11h20 – Faz bola: Bolhas de sabão
A expert em bolhas de sabão Clariana Maia, desde 2018 atuando em eventos, feiras e praças do Rio de Janeiro, fará brincadeiras com bolhas de sabão gigantes com o público.
10h50, 11h55m e 12h25 – Intervenção de Monociclo – Ensaio sobre o belo
Com um monociclo, a artista circense Denise Lomeli fará uma performance em que interage com o monociclo como se este fosse um personagem. A apresentação ainda conta com a interação do público.
10h15, 11h05 e 11h40 – Intervenção circense – Bambolê
Bambolês, bolas e malabares. Estes objetos circenses são explorados de forma poética, criando interações entre estes e o corpo. A artista baiana Eline Hirano é a responsável por esta performance, que promete encantar o público.
10h, 11h05, 12h10 – Trio Engenhoca + Pulo do Gigante
O Trio Engenhoca se apresenta com uma zabumba cheia de penduricalhos percussivos, sanfona, tuba e trompete. As músicas passeiam por marchinhas carnavalescas, repertório circense, cantigas infantis, xotes e o que mais a imaginação mandar, tendo como foco as crianças. Enquanto isso, o ator circense e palhaço Ghabriel Marquiori fará interações com o público, além de brincadeiras. No fim, o palhaço Pão Doce vai pular corda na perna de pau. A apresentação é um convite para a dança e a brincadeira.
13h – Perna de pau e brincadeiras populares
A pedagoga e brincante ClaCla Pacheco ministra uma oficina de brincadeiras da cultura popular, tendo a perna de pau como principal brinquedo investigativo.
15h – Circo Bambolina e Bobinaldo
O espetáculo de teatro e circo conta com números de malabarismo, acrobacia, bambolê, monociclo, mágica e muito humor. Bambolina e Bobinaldo formam uma dupla de palhaços que tem como fiel escudeiro um amigo imaginário, o unicórnio, chamado Uni. O “sumiço” de Uni, quando entram em cena, é o mote para o início da encenação.
16h30 – Brincadeira de Mateus e lançamento do livro
A dupla Mateus e Bastião anda pelo mundo carregando seus matulões (mudança) repletos de brincadeiras de cavalo-marinho, coco de roda, loa, toada e presepada. Eles interagem com o público, convidando pra fazer festa e celebrar a vida com muita alegria, encantamento e poesia. Além desta performance, desenvolvida por Mestre Martelo e Cibele Mateus, haverá o lançamento do livro “Mateus de uma vida inteira”, que conta a trajetória de vida de Mestre Martelo.
18h – Circo Teatro Saltimbanco
Apresentação da companhia de Niterói, que carrega a história de 131 anos de atividades circenses da família Cericola, com números de equilíbrio, malabares, magia e palhaços.
Dia 13 de outubro
10h – Bebês no Museu do Pontal – Uma edição especial da roda de musicalização. Vagas limitadas: 40. Para bebês de 6 meses a 3 anos.
11h20 – Fábrica de Nuvem
“Fábrica de Nuvem” narra a saga de uma funcionária da fábrica e suas peripécias para salvar o planeta da ameaça de uma crise climática. A peça, sob a direção do dramaturgo João Ferreira, envolve uma rica combinação de linguagens artísticas, incluindo manipulação de bonecos, mágica, técnicas circenses, dança urbana, teatro, muitas palhaçadas e música.
12h – O Mirabolante Homem Bola
A performance, do artista Horácio Storani, é sucesso absoluto de público e um dos espetáculos que o Museu do Pontal mais recebe pedidos para que volta a ser encenado. Com números de equilibrismo, excentricidade musical e charlatanismo, o Mirabolante Homem Bola tem como fio condutor o jogo estabelecido entre o palhaço e a plateia, culminando com uma atração hilariante: a fusão entre um homem e um balão de proporções fora do comum.
13h – Oficina de Malabares
Através da experiência do multiartista circense Ivo Bernardo e suas técnicas de equilíbrio com objetos, o público irá aprender a jogar tudo para o alto sem perder o controle. A oficina ensina técnicas de equilíbrio com bastões, bolas, pratos e bandeiras, para iniciantes e pessoas de nível avançado.
14h30 – Mamulengo Flor Mimosa
O Mamulengo é uma manifestação de característica popular e artística do Nordeste e patrimônio imaterial brasileiro. A companhia Mamulengo Flor Mimosa tem a intenção de situar a expressão desse brinquedo de tradição no presente. O mamulengueiro Mestre Adiel Luna fará uma apresentação com música, dança, elementos circenses, uma poética vinda dos versos e das loas, mamulengos e ventriloquia.
15h30 – Orquestra Circônica e Brilhetes de Anchieta
A orquestra mistura circo e Carnaval. O repertório é composto por clássicos de circo, músicas de desenho animado, temas de jazz, trilhas de filmes de Charlie Chaplin, misturado ao clima das tradicionais marchinhas de carnaval. Durante a apresentação haverá, ainda, números de malabarismo, monociclo, pernas de pau e palhaçaria. O grupo feminino Brilhetes de Anchieta vai simular uma saída de bate-bola.
17h – Espetáculo “O Picadeiro”
A apresentação circense, desenvolvida pela companhia Patrick, o Mágico, conta com mágico, ilusionista, malabarista, equilibrista e palhaço. Os artistas se revezam em cena, deixando a plateia encantada com o mundo do circo contemporâneo.
E ainda:
Visita Musicada – Dia 12: 10h20; 11h30, 13h30 e 16h. Dia 13: 10h, 11h30, 14h e 16h.
Baú de brinquedos populares especial circo – Dia 12: 11h20, 12h30, 14h30 e 17h30. Dia 13: 11h, 13h, 15h e 17h.
Sobre o Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).
Fonte: Renata Magdaleno