Iniciativa é do Menina-Moça, Mulher, que tem sede na Lapa, no centro do Rio. Até o fim de julho, projeto também vai oferecer outras oficinas como confecção de bijuterias, informática e empreendedorismo
A violência contra a mulher é uma triste realidade. Segundo o levantamento “Elas Vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança, houve um aumento de 45% nos casos de violência contra a mulher no Rio de Janeiro em 2022. Ao todo, foram 545 casos registrados contra 375 em 2021. O Estado quase dobrou o número de 2021, quando foram registrados 375 eventos na mesma pesquisa. Com base nessas e em outras lacunas existentes na proteção e assistência social da mulher, o Instituto Carlos Chagas criou o projeto Menina, Moça-Mulher que, dentre diversos serviços oferecidos, possibilita para as pessoas em vulnerabilidade social realizarem oficinas de proteção da saúde e integridade da mulher, além de capacitação e geração de renda.
Uma das oficinas oferecidas neste mês de julho é a de defesa pessoal com foco na prevenção e noções básicas de segurança, utilizando técnicas para a defesa pessoal feminina. “O Menina, Moça Mulher foi pensado para todas as mulheres em situação de vulnerabilidade que precisem de atendimento especializado. Também oferecemos apoio na regularização de documentos e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto Carlos Chagas e um dos idealizadores da iniciativa.
Outras oficinas também serão realizadas neste mês, como oficinas de confecção de bijuterias, bonecas africanas, além de oficina de informática, com ensino sobre utilização do pacote office, noções básicas de utilização da internet e oficina de encarregada de serviços gerais.
O Menina, Moça Mulher atende mulheres, a partir de 12 anos de idade, que estão em situação de vulnerabilidade social oferecendo, também, atendimentos ginecológico e psicológico totalmente gratuitos. O projeto também conta com auxílio na retirada de documentos, suporte emocional e habilidades comportamentais. No campo da prevenção, são desenvolvidas ações de educação em saúde, direitos reprodutivos e sexuais, acesso aos métodos contraceptivos e preservativos, além de serviços de contracepção e planejamento familiar e cuidado com os filhos.
Serviço:
Projeto Menina – Moça Mulher (Instituto Carlos Chagas)
Endereço: Avenida Mem de Sá, 254 – Lapa – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento da casa: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Datas e horários das oficinas*:
20/07 – Oficina de defesa pessoal feminina
24/07 – Oficina de confecção de bijuterias
25/07 – Oficina sobre empreendedorismo
25/07 – Oficina de confecção de bonecas africanas
26/07 – Oficina de encarregado de serviços gerais
26/07 – Oficina de empregabilidade
27/07 – Oficina de informática
27/07 – Oficina artística
31/07 – Oficina de confecção de bijuterias
*Todas as oficinas ocorrem a partir de 10h da manhã.
Fonte: Ascom/Trevo