O credenciamento de pontos de exibição e cineclubes interessados em participar da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, na Mostra Difusão, termina nesta sexta-feira (23). As inscrições devem ser feitas através do site Mapas da Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). Podem se candidatar como locais de exibição de filmes pontos de cultura, instituições educacionais, museus, bibliotecas públicas e comunitárias, espaços e coletivos culturais, movimentos sociais do campo e da cidade, associações, cooperativas, ONGs, e outros espaços com atividades culturais abertas ao público. A Mostra Difusão, gratuita como todo o evento, acontecerá de 25 de março a 24 de abril e também será disponibilizada pela plataforma InnSaei.tv.
Para participar, os espaços precisam ter equipamentos de projeção e sonorização, além de acesso à internet de banda larga para reproduzir os filmes diretamente da plataforma de streaming. A programação abordará os direitos das mulheres, idosos, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+, dentro das pautas da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. O evento ocorrerá em Niterói e nas capitais, de 11 a 22 de março, antes de ser disponibilizado nos pontos de exibição e na internet, por meio da Mostra Difusão.
A 13ª Mostra é realizada pelo MinC e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Para mais informações ou dúvidas sobre pontos de exibição, entre em contato pelo e-mail 13mcdh.difusao@cultura.gov.br. A programação completa do evento pode ser acompanhada nas redes sociais e no site oficial da Mostra mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br.
Fonte: Renato Guima