Programa de transferência de renda da Prefeitura de Niterói já investiu mais de R$ 183 milhões na economia da cidade
Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Niterói fará uma nova recarga na Moeda Social Arariboia, que beneficia quase 37 mil famílias da cidade. O crédito é referente a agosto, segundo mês em que a recarga sairá com o valor reajustado em cerca de 20%, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores. O programa de transferência de renda permanente é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária e já injetou mais de R$ 183 milhões na economia da cidade nos mais de 5,7 mil comércios cadastrados e aptos a aceitarem pagamento em Arariboia.
A Moeda Social Arariboia faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Niterói que tem entre seus objetivos o combate às desigualdades sociais e a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um bairro ou município.
O desenvolvimento social das comunidades é outro papel que as moedas sociais cumprem que permite a criação de um mercado complementar com a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um bairro ou município. Com a Moeda Social Arariboia, ganha o usuário que tem uma renda para necessidades básicas, como alimentação e farmácia, e o comerciante, que vê na moeda uma forma de ampliar a receita.