Marisa e Patrícia

Foto: Divulgação

Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia de reinauguração do Vozes Periféricas no Conjunto da Marinha

 

O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) reinaugurou, nesta quinta-feira (18/9), a sede do Projeto Vozes Periféricas, localizado no Conjunto da Marinha, Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Cerca de 100 pessoas, entre representantes de instituições da sociedade civil e do governo, ativistas de Direitos Humanos, usuários e integrantes de projetos do MMSG participaram da cerimônia de reinauguração, que foi mediada pela gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves.

Voltado para elevar a autoestima e dar suporte psicossocial às mulheres que tiveram direitos violados e sofrem violências, o Projeto ‘Vozes Periféricas’ foi criado em 2020, em plena Pandemia da Covid 19 e ganha uma ‘nova roupagem’ em 2025,    

A nova sede do Projeto Vozes Periféricas terá um amplo espaço para reuniões e eventos, sala de atendimentos para apoio psicológico e serviço social, uma minibiblioteca, uma cozinha, dois banheiros, um espaço para artes e artesanato, além de um ambiente para inclusão digital, que também atenderá crianças e jovens.

‘Podemos fazer a diferença’

Emocionada, Marisa Chaves destacou que, apesar das dificuldades, vislumbra novos caminhos para o Projeto Vozes Periféricas.

“Estou muito feliz! Essa reinauguração mostra que podemos fazer a diferença. Acredito que os caminhos se abriram e, mesmo com muitos obstáculos, conseguimos realizar um sonho e trazer mais conforto às mulheres do Projeto Vozes Periféricas.  Ainda faltam algumas coisas, como o ar condicionado, mas já podemos vislumbrar novos caminhos para essas mulheres maravilhosas do Complexo do Salgueiro”, disse, emocionada, Marisa Chaves.

Marcaram presença no evento, a diretora executiva do MMSG, Oscarina Siqueira, que foi acompanhada por parte da diretoria; a superintendente da Subsecretaria de Política Inclusiva da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Viviane Carvalho; a vice-presidente da Associação de Moradores do Complexo do Salgueiro, Ivanise de Souza Caetano (a Cinha); a assistente social Simone Cosendey, que atua em São Gonçalo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; a psicóloga Maria Gabriela Ferreira, representante da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), que cedeu uma Van para o transporte de convidados;e a contora Nilze Benedicto, que fez apresentações musicais no evento.     

‘Essa reinauguração trará benefícios à toda população’

Representante do Governo do Estado, Viviane Carvalho acredita que parcerias com o MMSG são fundamentais para chegar onde o poder público tem mais dificuldade de atuar.  

“O MMSG está de parabéns! A reinauguração do Projeto Vozes Periféricas trará benefícios às mulheres e à toda população desse território. Recursos  que envolvam a parte social são sempre bem vindos em todos os locais, sobretudo, no Complexo do Salgueiro, onde existem mulheres resilientes e que lutam pelos seus direitos. Onde o poder público não pode estar, parcerias como essa são fundamentais”, analisa Carvalho.

Projeto tem apoio de celebridade e foi escolhido para participar de workshop nos EUA

A reforma da sede, um antigo sonho da gestão do MMSG, contou com apoio da Brazil Foundation e recursos da Rare Impact Fund, fundação da cantora e pop star internacional Selena Gomez. Em  junho deste ano, a fundação da cantora escolheu o Projeto Vozes Periféricas, entre organizações de cinco continentes, para participar de workshop em Manhattan, nos Estados Unidos.

Na ocasião, a psicóloga Patríca Muniz, cria do Salgueiro e uma das integrantes do Projeto Vozes Periféricas, representou o MMSG no evento internacional.  Muniz, ressaltou a importância dos investimentos sociais para alcançar o território e fortalecer a autoestima das mulheres.  

“Essa reforma vem somar ao trabalho que estamos desenvolvendo com as mulheres do Complexo Salgueiro, pois também fortalece a autoestima delas ter um espaço reformado e ampliado com estrutura e materiais de qualidade. Além disso, fomenta ainda mais o senso de dignidade e ressalta a importância de elas se apropriarem dos direitos. Com certeza, essa reforma também impacta na vizinhança”, explica Muniz.

Cerca de 60 mulheres impactadas diretamente e 240 indiretamente

O Projeto Vozes Periféricas tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro/ SG). Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados. Assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico). O projeto já beneficiou 3301 mulheres com cestas básicas e doação de absorventes.

Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos

O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.

Parcerias de sucesso e novos projetos

Marisa Chaves agradeceu a todos os parceiros, entre entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty, que apoiam o MMSG em seus projetos. No Brasil, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios  da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.

 Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!

Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo: 

MMSG (SG) – Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

 

Fonte: Charles Rodrigues 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *