Foto: Divulgação
Movimento de Mulheres em São Gonçalo integrará o CONCIDADES-SG no triênio 2026-2029, contribuindo para a construção de políticas urbanas mais inclusivas e democráticas
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) passa a integrar o Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo (CONCIDADES-SG) para o triênio 2026-2029. A eleição das entidades representantes da sociedade civil ocorreu na última quarta-feira, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte.
Criado pela Lei Municipal nº 1.550/2024, o CONCIDADES-SG é um órgão consultivo e deliberativo que reúne representantes do poder público e da sociedade civil para discutir, acompanhar e propor diretrizes voltadas ao desenvolvimento urbano do município, promovendo a gestão democrática da cidade.
O MMSG conquistou uma das vagas destinadas à sociedade civil e será representado pela assistente social Luciana Vasconcellos, como titular, e peça psicóloga Tatiani Torres, como suplente.
Construção de uma cidade mais justa e inclusiva
Para Luciana Vasconcellos, a presença das mulheres nos espaços de decisão é fundamental para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva.
“A participação feminina no Conselho da Cidade é fundamental para assegurar que as políticas públicas urbanas considerem as necessidades das mulheres, especialmente das mulheres periféricas. Precisamos construir uma cidade mais equânime, que garanta acesso a direitos, mobilidade, segurança e oportunidades para todas”, destacou.
Gestora ressalta importância da representação em um espaço estratégico
A gestora do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, Marisa Chaves, comemorou a eleição da entidade e ressaltou a importância da representação da organização em um espaço estratégico para o planejamento urbano do município.
“A participação do MMSG no CONCIDADES-SG representa um importante avanço para o fortalecimento da democracia participativa em São Gonçalo. Ao ocuparmos esse espaço, levamos a voz das mulheres, especialmente das que vivem nas periferias, para o centro dos debates sobre o desenvolvimento da cidade. Queremos contribuir para a construção de políticas públicas que promovam inclusão, igualdade e qualidade de vida para toda a população”, afirmou Marisa.
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
MMSG é uma entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 37 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Além de ajuda internacional da ‘Brazil Foundation’ e a Fundação Rare Beauty, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma, CEDAE, da Fundação Banco do Brasil e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.
MMSG- Rua Rodrigues da Fonseca, 201 – Zé Garoto/(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179
Fonte: Charles Rodrigues
