Em visita ao C.E. Souza Aguiar, Muhadjir Effendy aprovou a política pública que pretende implementar em seu país
Alunos do Colégio Estadual Souza Aguiar, no Centro do Rio, receberam, nesta terça-feira (23/07), a visita de Muhadjir Effendy, ministro coordenador de Desenvolvimento Humano e Cultura da Indonésia. A visita, que teve como objetivo conhecer como funciona o sistema do Programa de Alimentação implementado nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, foi acompanhada pelo superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Victor Hugo Miranda, e pelo representante do Ministério das Relações Exteriores, o diplomata Emanuel Lins.
Ao lado da diretora da unidade, professora Andrea Mont’Alvão, o ministro Effendy conversou com os estudantes para saber mais detalhes sobre as refeições servidas.
– Eu achei muito bom. É um programa com muito potencial para os estudantes, para que eles tenham refeições todos os dias. Acredito que pode ser implementado no nosso país – declarou ele.
A secretária de Educação, Roberta Barreto, explicou que o serviço atende mais de 600 mil alunos da rede.
– Nenhum estudante é capaz de aprender efetivamente sem uma alimentação adequada. Por isso, o Governo do Estado e a Seeduc oferecem merenda de qualidade para que nossos jovens tenham um melhor rendimento e aproveitamento escolar – disse ela.
A aluna Ilanna da Silva Marques conversou com o ministro.
– Ele perguntou sobre a nossa merenda e sobre a escola. Fiquei surpresa quando descobri que, no país dele, não servem comida na escola. Ele veio aqui falar sobre isso, e espero que ele se inspire e ajude outras crianças a terem comida de graça – contou Illana.
A diretora Andréa conta que a produção da merenda, da aquisição dos produtos ao preparo, é um trabalho que a escola executa com muito carinho.
– Foi muito bom poder explicar todo o processo que envolve a alimentação dos nossos alunos, aqui na escola. É algo que faz repensar valores, a nossa profissão e missão dentro da educação – disse a diretora.
O programa alimentar da Seeduc-RJ
Na rede estadual de ensino do Rio de janeiro, a merenda escolar é servida para todos os estudantes. Muitos deles têm nesta a única refeição diária. Em 2023, foram servidas 282 milhões de refeições nas 1.233 escolas em todo estado.
Os cardápios da alimentação escolar são elaborados pelos nutricionistas da Seeduc-RJ de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável.
O programa conta com parte da aquisição de gêneros alimentícios oriundas da agricultura familiar. A iniciativa cumpre a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que busca incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os alunos da rede, o consumo diário de alimentos frescos e da estação e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia local e estimular a agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Fonte: Secretária de Educação