
Mestre Odilon e o Presidente da Acadêmicos da Ponta da Areia Gustavo Soares. Foto/Divulgação: Ana Cristina Vitória
A Acadêmicos da Ponta da Areia, recém-chegada ao Grupo C do Carnaval de Niterói, segue reforçando seu time para o próximo desfile. A grande novidade é que a bateria Swing da PDA, que será comandada pelo Mestre Demétrius, terá como padrinho o consagrado Mestre Odilon, um dos maiores nomes do Carnaval.
Odilon aceitou o convite do presidente Gustavo Soares para assumir o posto, trazendo consigo a experiência de quem é um dos responsáveis por conquistas históricas do samba, entre elas a maior premiação do carnaval carioca: o Estandarte de Ouro.

Com mais de 40 anos de dedicação ao carnaval, Odilon construiu uma trajetória marcada por talento, disciplina e inovação. O interesse pelos instrumentos surgiu ainda na infância, quando, de forma autodidata, aprendeu a tocar repique, tamborim, caixa e outros instrumentos da bateria da União da Ilha, escola onde iniciou sua carreira e que guarda como a de seu coração.
Aos 11 anos, recebeu o convite de seu amigo Didi para integrar a bateria da tricolor insulana. Fascinado pelo som dos ritmistas do bloco do Carlúcio, não demorou a se destacar. Em 1991, assumiu o comando da bateria da União da Ilha em um desfile histórico, cujo enredo homenageava justamente o compositor Didi. A estreia bem-sucedida abriu caminho para uma carreira brilhante em grandes escolas.
Mestre Odilon foi diretor de bateria do Salgueiro, Beija-Flor, União da Ilha e marcou época na Grande Rio, onde permaneceu por 11 anos. No comando da “Invocada”, conquistou oito notas máximas consecutivas e dois Estandartes de Ouro (1999 e 2005), além de prêmios como Tamborim de Ouro e o Troféu Rádio Manchete.
Seu conhecimento e olhar técnico sobre a cadência das baterias resultaram no livro “O Batuque Carioca” (2000), escrito em parceria com o baterista Guilherme Gonçalves. A obra, relançada este ano em português e inglês, é referência no estudo das diferenças rítmicas das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Além de sua atuação como mestre, Odilon se tornou consultor, palestrante e professor, compartilhando sua experiência em cursos, workshops e até no treinamento de julgadores de carnaval.
Reconhecido como um dos grandes nomes da percussão brasileira, Mestre Odilon agora empresta sua sabedoria e prestígio para a Ponta da Areia, reforçando a força da bateria Swing da PDA e consolidando a “Caçulinha de Niterói“ como uma das promessas do Carnaval de Niterói.
“Carnaval é trabalho e dedicação, além de muito amor”, costuma dizer o mestre. É com esse espírito que a Acadêmicos da Ponta da Areia se prepara para desfilar na série C do Carnaval de Niterói, em 2026.
Fonte: Ana Cristina Victória – Direção de Comunicação da Acadêmicos da Ponta da Areia