O Projeto “Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta quinta-feira (23), em Alcântara, mais uma ação de conscientização e orientação sobre o descarte correto do óleo de cozinha. Durante a atividade, que ocorreu na Rua Yolanda Saad Abuzaid, em frente ao Prédio do Relógio, entre às 9h e 13h, os participantes do projeto informaram a população sobre as vantagens da reutilização do óleo e a importância do seu descarte seguro no meio ambiente.
Além da orientação, a população que era abordada na rua recebia instruções de como fazer o descarte seguro do óleo de cozinha e os benefícios da sua reutilização. Em conjunto, foi distribuída uma pequena amostra do sabão ecológico e a receita de como produzir o produto. “O foco deste projeto é o de conscientizar a população sobre a despoluição de meio ambiente e que é possível através de resíduos gerarem renda. A população confunde lixo com resíduos. Esse projeto trata do reaproveitamento de um dos principais resíduos que muitas vezes são descartados de maneira irregular no nosso município”, declara o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Gonçalves. As idealizadoras do projeto, Lucimar Vieira, Janaina Silva e Andreia Miguel, contam com orgulho os frutos da ação que já acontece há três anos. De acordo com o trio, o sabão utilizado é eficiente para limpar inox, fogão, chão e até a casa, além de ser fonte complementar de renda da muitas famílias. “O trabalho que vem sendo realizado nestes três anos é fundamental. Tanto que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente abraçou a causa, devido à importância do descarte correto do óleo de cozinha para o ecossistema, já que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água”, declarou Aretha Salles, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo. Uma das participantes da ação foi a empregada doméstica Mônica Dias. Moradora do bairro Coelho, relatou que já conhece o produto e já produz o próprio sabão ecológico há mais de vinte anos.
“O sabão é maravilhoso para arear panelas e principalmente para lavar roupas brancas. Não existe coisa melhor. Inclusive eu faço as ações no prédio em que trabalho em Niterói”, conta Mônica. O projeto possui também um grupo de WhatsApp através do número (21) 97586-8305 com 100 famílias cadastradas. Intitulado de “Sabão Ecológico”, através do grupo é possível trocar uma garrafa pet com óleo de cozinha usado por um pote de sabão. A Secretaria de Meio Ambiente possui um canal direto com a população para diversas atividades. Através do telefone 2199-6511 é possível solicitar o curso de capacitação para a produção de sabão, além do descarte seguro do óleo de cozinha. O órgão pode ser contatado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.