Bonecos realísticos permitem treinamento para acesso venoso central. (Foto/Divulgação: Grupo Hygea)
Bonecos realistas ajudam os médicos a treinar procedimentos necessários em situações críticas
A luta contra o tempo é recorrente em casos de atendimentos médicos de emergência nos hospitais, sejam em casos de acidentes, infarto, AVC ou traumas. Nessas situações críticas, os médicos precisam agir rápido para garantir que medicamentos vitais cheguem ao sistema sanguíneo e estabilizem o paciente.
Para buscar ainda mais precisão, segurança e agilidade nesses atendimentos, os médicos dos hospitais e Unidades Pré-Hospitalares de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, irão receber um treinamento inédito, utilizando dois simuladores de última geração, que trazem realismo extremo a um procedimento tão desafiador.
Adquiridos pelo Grupo Hygea, responsável pela administração do corpo médico de hospitais e UPHs da cidade, os simuladores CustomMed reproduzem com realismo o corpo humano e permitem que os médicos treinem tanto com o uso de ultrassonografia quanto em situações sem esse recurso, simulando a urgência de um pronto-socorro.
“Os médicos já conhecem essa prática desde a faculdade. No entanto, o treinamento permite que eles estejam sempre atualizados e consigam realizar o procedimento de forma mais rápida, certeira e segura”, destaca o médico Caio Jorge, Head de Operações da DocSolution, ecossistema de soluções para otimizar o dia a dia do médico, integrado ao Grupo Hygea.
Segundo ele, o acesso venoso central não é um procedimento de rotina para todos os médicos, mas se torna indispensável em casos graves, quando a vida do paciente depende de rapidez e precisão. “Com os simuladores, os profissionais saem com uma experiência Hands-on, preparados para agir justamente no momento mais crítico”, explica.
O treinamento será realizado ao longo do segundo semestre e envolve médicos emergencistas e intensivistas que atuam em unidades estratégicas da rede municipal: Hospital Infantil Ismélia da Silveira, Hospital Municipal Infantil Padre Guilherme, Unidade Pré-Hospitalar Saracuruna, Unidade Pré-Hospitalar Pilar, UPH Equitativa, UPH Imbariê, UPH Campos Elíseos, UPA Beira-Mar e UPA Walter Garcia.
Tecnologia nacional a serviço da saúde
Os simuladores foram desenvolvidos pela Custom MED, empresa brasileira especializada em equipamentos para educação médica. Para Felipe Rossot, diretor da fabricante, essa é uma forma de preencher uma lacuna importante na formação médica. “Nosso foco é trazer mais segurança ao atendimento e preparar os profissionais para situações reais que podem definir a vida de um paciente.”
Além disso, a inovação garante que os médicos treinem todas as etapas do procedimento de forma prática e sem riscos ao paciente, algo fundamental quando se depararem com situações reais.
Sobre o Grupo Hygea
O Grupo Hygea atua na gestão do corpo clínico em unidades de saúde públicas, garantindo qualidade, eficiência e segurança no atendimento. Essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em oferecer à população de Duque de Caxias profissionais capacitados para lidar com as situações mais complexas e salvar ainda mais vidas.
Fonte: Giselle Ulbrich

