Em matéria anterior feita com Marlos Costa, para os jornais Metropolitano Rio, O Gonçalense e Macaé & Rio das Ostras, chamava a atenção dos governantes quanto a urgência em investimentos em obras de drenagem urbanas. Infelizmente foi preciso acontecer a tragédia em Petrópolis, para que autoridades e população comecem a entender a gravidade da situações e comecem a cobrar investimentos para que a fatalidade não se repita em outras cidades.
Marlos destacou também que soluções práticas e viáveis para evitar essa repetição de erros já existem, entre elas, a infraestrutura de drenagem e o manejo de águas pluviais urbanas minimizariam os riscos em grande parte das regiões brasileiras. Com as chuvas torrenciais e contínuas nas regiões Sudeste e Nordeste, especialmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e a lamentável tragédia em Petrópolis (RJ), que infelizmente até o momento registra mais de 104 óbitos (ultrapassando a tragédia em 2011, que foram 73), cujos efeitos têm sido desastrosos para muitas comunidades e, também, para o meio ambiente, é necessário investir em drenagem urbana para minimizar os riscos. Estamos próximos das chuvas de março, que provocam enchentes e desabamentos. São Gonçalo, por exemplo, todos os anos sofre com as fortes chuvas. Em nova entrevista, Marlos Costa voltou a chamar a atenção para urgência nos investimentos públicos em obras, e demonstrou tristeza pelo ocorrido em Petrópolis. “Amigos e amigas, quero deixar meus sentimentos a todas as famílias que foram abaladas por esta tragédia na cidade de Petrópolis. Acordei vendo o que ocorreu e pensando como poderíamos ter evitado esta tragédia com planejamento e prevenção. Nós sabemos que todos os anos a região serrana do Rio sofre com as fortes chuvas e enchentes, também sabemos que as mudanças climáticas têm criado chuvas cada vez mais fortes e volumosas. Por isso não podemos mais esperar que todos os anos vidas sejam perdidas para que os governos tomem providências. Precisamos urgentemente de investimentos em todo estado, em propostas voltadas à maior resiliência e aprimoramento dos serviços de drenagem, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico e a convivência harmônica das cidades com suas águas. Tragédias totalmente evitáveis desde que comecemos a nos preparar agora. Rezo a Deus pelas famílias de Petrópolis. E que possamos aprender e que nos próximos anos tragédias como esta sejam evitadas.”, lamentou Marlos Costa.
NITERÓI ARRECADA DONATIVOS PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS
A Prefeitura de Niterói iniciou, ontem, quarta-feira (16), uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Petrópolis. A cidade terá três pontos de recebimento: Clube Central (Icaraí), Caminho Niemeyer (Centro) e Shopping Itaipu Multicenter (Região Oceânica). A campanha ficará a cargo da Campanha Niterói Solidária, coordenado de forma voluntária pela primeira-dama da cidade, Christa Vogel Grael. É possível doar água, alimentos e material de higiene e limpeza de segunda a sexta, das 10h às 16h. As equipes da Prefeitura estão responsáveis pela coleta, armazenamento e o transporte das doações até Petrópolis.
SÃO GONÇALO CRIA MAIS UM PONTO DE DONATIVOS PARA PETRÓPOLIS
A Secretaria de Assistência Social, criou mais um ponto de coleta para arrecadação de donativos que serão destinados às vítimas das chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Agora, além da sede da Prefeitura, no Centro, e da Assistência Social, em Venda da Cruz, a cidade conta com o ponto na 2° Inspetoria da Guarda Municipal, que fica embaixo do Viaduto de Alcântara. Os três locais funcionam de 9h às 16h.
A população pode doar água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, cobertores, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, fraldas e água, até sexta-feira (18).
A Prefeitura também está disponibilizando o número de whatsapp (21) 96531-2450 para informações sobre as doações.
CONFIRA OS ENDEREÇOS DOS PONTOS DE COLETA:
– Prefeitura de São Gonçalo, Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro;
– Sede da Secretaria de Assistência Social: Rua Dr. Porciúncula, 295, em Venda da Cruz.