A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento promoveu neste sábado (20/04) uma edição da Feira de Agricultura Familiar em homenagem ao Dia das Mães, em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro. O evento, que contou com venda de artesanato, expositores e diversos produtos orgânicos, auxilia no fomento da economia local.
Presente no local, a coordenadora da secretaria, Julyana Von Matter, disse que a feira acontece toda semana em um local diferente da cidade. “A feira tem o objetivo de fomentar a venda do comércio dos expositores, a venda dos produtos agroecológicos, naturais, além de termos produtores do município efetuando o cadastro. É um projeto que está gradativamente crescendo dentro do município”, afirmou.
O Sábado Agroecológico também contou com atividades de massagem, liberação muscular, sobrancelhas e orientação jurídica, além de sorteios de vouchers de apoiadores da Ong Grupo Amigo Animal do Estado do Rio de Janeiro (Gaarj).
Comprando produtos dos expositores, Aniele Trindade, de 29 anos, contou que a feira possibilita o consumo de produtos naturais e aprovou a ideia dessa edição acontecer no Centro de Comércio Popular. “Eu adoro comprar legumes e verduras frescos. Gostei muito da feira ser no Cecop, pois movimenta a economia daqui também”, disse.
Sobre o Cecop
O Centro de Comércio Popular (Cecop) é parte do processo de revitalização do centro da cidade e oferece um espaço mais adequado e estruturado a dezenas de trabalhadores informais, que vendiam produtos na Rua Ribeiro de Almeida (rua dos bancos) e no shopping a céu aberto. O novo espaço possui cobertura, banheiros e ventiladores. Nesse ambiente, os comerciantes ocupam 114 boxes com vendas de comidas, bebidas, souvenires, artesanatos, peças de arte, vestuário, calçados, acessórios e bijuterias, entre outros.