048a3167_55354176725_o-2048x1365

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

No Energy Summit 2026, município destaca Fazenda Fotovoltaica, testes com ônibus ecológicos e Parque Tecnológico para atrair investimentos

A Prefeitura de Maricá participou, nesta terça-feira (23/06), da abertura do Energy Summit 2026, um dos principais eventos internacionais do país voltados à inovação, transição energética e sustentabilidade. A programação acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde o município montou um estande institucional para expor políticas públicas e atrair novos negócios.

Durante o primeiro dia de atividades, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Júlio Urdangarin, integrou o painel “O papel do governo no futuro da energia”. O debate reuniu especialistas e gestores públicos para discutir os desafios da área. Urdangarin ressaltou que a presença na cúpula é estratégica para a cidade: “O Energy Summit é uma oportunidade para apresentar os projetos que Maricá executa nas áreas de energia, inovação e desenvolvimento econômico, além de atrair novos investimentos para o município”, destacou.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

A exposição de Maricá no evento foi dividida em dois eixos principais. O primeiro consolida a energia como vetor de desenvolvimento econômico. Nesse contexto, foram apresentados projetos estruturantes, como o Hotel Maricá e o Parque Tecnológico, além do fomento à expansão do setor turístico e de novos empreendimentos privados que impulsionam a geração de empregos e renda, a exemplo do Plaza Maricá Shopping.

O segundo eixo evidenciou as iniciativas verdes adotadas na cidade, incluindo a futura Fazenda Fotovoltaica do Caju e o programa de energia solar, que buscam ampliar a utilização de fontes renováveis, baratear custos operacionais e gerar economia para a população.

Mobilidade sustentável
A mobilidade urbana com baixa emissão de carbono também ganhou destaque nas apresentações. Maricá levou ao público os avanços do programa Ônibus Ecológico, que testa tecnologias alternativas para o transporte coletivo, incluindo protótipos movidos a eletricidade, hidrogênio e etanol.

Os painéis também abordaram os investimentos na modernização da frota dos ônibus do programa Tarifa Zero (os populares “vermelhinhos”) e os estudos relacionados às futuras demandas energéticas da cidade, visando estruturar o município para acompanhar o crescimento local projetado para os próximos anos.

 

Fonte: Prefeitura de Maricá / marica.rj.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *