CFF_6158

Foto/Divulgação

A Defesa Civil disponibilizou um novo telefone para emergências: (21) 96658-0604

 

A Prefeitura de Niterói segue em estágio de atenção desde as 6h50 de sexta-feira (4), em função da frente fria que atinge o Estado do Rio de Janeiro e provoca chuva intensa em diversas regiões. Para reforçar o atendimento à população em casos de emergência, a Defesa Civil do município disponibilizou um novo canal de comunicação: o número (21) 96658-0604, que se soma aos já existentes 199 e (21) 2620-0199.

Desde o início da operação especial, cerca de 500 profissionais de diferentes órgãos municipais estão mobilizados nas ruas para reduzir os impactos provocados pela chuva. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências graves. Nas últimas horas, as equipes registraram 41 quedas de árvores e atenderam a 10 chamados de vistorias da Defesa Civil.

Foto/Divulgação

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil de Niterói, os maiores acumulados de chuva até o momento foram registrados em Rio do Ouro (140,4 mm), Engenho do Mato (128,0 mm), Várzea das Moças (128,0 mm), Maravista (123,6 mm) e Morro do Estado (116,8 mm). Nas últimas seis horas, os bairros com maior volume de chuva foram Rio do Ouro (41,6 mm), Sapê (35,2 mm), Pé Pequeno (31,2 mm), Beltrão (27,2 mm) e Cavalão (23,2 mm). Não houve necessidade de acionamento de sirenes. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada.

Foto/Divulgação

A prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, destacou o trabalho integrado das equipes no enfrentamento aos efeitos da chuva.

 “A Prefeitura continua monitorando a situação e se mantém em alerta para proteger a população. Graças à atuação conjunta da Defesa Civil, Guarda Municipal, Nittrans, Secretaria de Conservação e Clin, conseguimos atender rapidamente às ocorrências”, afirmou.

Foto/Divulgação

Além da Defesa Civil, estão mobilizadas as secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação (Seconser), Ordem Pública (Seop), além da Clin e da NitTrans. Como medida preventiva, a Clin antecipou o horário da coleta de lixo, que normalmente acontece às 20h, para as 18h, com o objetivo de evitar que resíduos sejam levados pela água e provoquem entupimentos.

O secretário adjunto de Defesa Civil de Niterói, coronel Walace Medeiros, reforçou a importância de a população acompanhar os avisos oficiais emitidos pela Prefeitura. 

“Estamos atentos, com monitoramento em tempo real, para garantir respostas rápidas e eficazes. Nosso trabalho é preventivo e permanente. A orientação é que todos fiquem atentos às atualizações, especialmente em áreas mais vulneráveis”, ressaltou.

A Prefeitura de Niterói mantém canais oficiais de comunicação, com informações atualizadas enviadas 24 horas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, mensagens SMS (40199) e grupos de WhatsApp.

 

Investimentos em resiliência – Nos últimos 12 anos, a Prefeitura investiu mais de R$ 1,7 bilhão em obras de contenção, drenagem e ações de prevenção e resiliência. Em 2024, Niterói conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio no Índice de Capacidade Municipal (ICM) em Gestão de Riscos de Desastres, elaborado pelo Governo Federal. Referência nacional, a cidade possui um dos mais completos mapeamentos de risco do país, com tecnologia avançada de monitoramento climático, 46 pluviômetros, 37 sirenes, 3,4 mil voluntários e um plano detalhado de evacuação. A Defesa Civil também investe em inteligência de dados, drones, sensores e robôs para fortalecer a gestão de riscos e enfrentar os efeitos da crise climática.

 

A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:

 

– Pessoas em áreas de risco devem ficar atentas para eventuais ameaças de deslizamentos e devem estar preparadas para se deslocarem para locais seguros; 

– As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;

– Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;

– Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

– Em casos de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (21 96658-0604, 199 ou 2620-0199).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *