Autorização é concedida pela Secretaria de Transportes após solicitação no Colab
A Secretaria de Transportes (Semtran) da Prefeitura de São Gonçalo atingiu a marca de mais de mil cartões de estacionamento emitidos para idosos e pessoas com deficiência na cidade. O processo é totalmente gratuito e feito pela internet através do aplicativo Colab. O resultado confirma a boa adesão da população ao Colab, que tem a facilidade de solicitar o documento sem a necessidade de se deslocar.
“Esse resultado positivo mostra a capacidade da Semtran em se aproximar da população, que pode solicitar a emissão do documento sem sair de casa. Além do trabalho que exercemos nas ruas da cidade, estamos sempre dispostos a facilitar a vida do cidadão e desburocratizar, sempre que possível, o acesso da população aos nossos serviços”, destacou o secretário de Transportes, Fábio Lemos.
Até o dia 22 de fevereiro, foram emitidos mais de 1700 documentos. O cartão de estacionamento é uma autorização especial para veículos conduzidos por pessoas idosas ou com deficiência ou, ainda, pessoas que as transportem para poder estacionar. O documento é vinculado ao idoso ou à pessoa com deficiência e pode ser impresso em casa, após o pedido ser concluído e a autorização ser concedida pela Semtran. Apesar de o município conceder a autorização, ela é válida para todo território nacional.
O cartão de estacionamento pode ser solicitado por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos ou com deficiência que residam no município de São Gonçalo. Para emitir o documento são necessários documentos de identidade oficial com foto e assinatura, comprovante de residência em nome do requerente, cônjuge ou terceiro (com até 6 meses de emissão); em caso de representante legal, apresentar documento de identidade com foto e documento que comprove a representação legal e atestado médico devidamente preenchido, no caso dos cartões para PCD.
Principais etapas para solicitar os documentos pelo COLAB
1 Baixe o aplicativo Colab
2 Na área serviços, escolha ‘cartão estacionamento : 60+’ ou ‘Cartão estacionamento: PCD’
3 Preencha as informações solicitadas (Nome, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail) para receber o cartão
4 Anexe os documentos solicitados
5 Confirme as informações e finalize
A Secretaria Municipal de Transportes enviará a credencial de estacionamento por e-mail, caso a pessoa tenha direito. Uma notificação avisando sobre a atualização do pedido será enviada pelo aplicativo. Acompanhe o status da solicitação também pelo aplicativo, no próprio serviço.
Orientação para impressão do cartão
O cartão de estacionamento deve ser impresso necessariamente no tamanho A4 e colorido.
Pode dobrá-lo ao meio e plastificar, caso queira.
O cartão terá de ser impresso e posicionado no painel do veículo, com a parte da frente visível para que o fiscal possa verificar a veracidade do cartão de estacionamento.
Observações sobre o cartão
Em caso de não utilização do cartão em vaga ou fraude, uma multa poderá ser aplicada, bem como retenção do cartão. O cartão é válido para todo o Brasil. Em caso de perda ou roubo é possível emitir uma segunda via a qualquer momento.
Atente-se à data de vencimento do cartão para renovação, essa informação encontra-se no documento. O cartão é vinculado à pessoa e não ao veículo, portanto, para utilizá-lo, a pessoa idosa ou deficiente deverá estar presente no veículo.