A cantora, compositora e poetisa, Maíra Santafé. Foto/Divulgação
Com uma trajetória que se destaca, cada vez mais, como cantora, compositora e poetisa, Maíra Santafé, nos surpreende com a beleza poética de sua voz e sua canção, no lançamento do seu primeiro videoclipe “Os Versos que Sei”. Com arranjos e violão de Luis Nascimento, cavaco de Márcio Hulk, numa produção independente, com muito profissionalismo, nos encanta por cada detalhe dos cenários, imagens e o ritmo da doçura do seu canto.
Maíra Santafé apresentou o vídeo no mês passado. Já o seu primeiro CD Raiz de Samba, estreou ao vivo no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, com dez faixas autorais – duas em parceria -, produzido e arranjado por Luisinho Nascimento.

Sua trajetória artística começou ainda jovem como atriz e cantora, em 1999, no Grupo de Teatro do Sintuff. A partir de 2006, começou a compor influenciada pelas rodas de samba que frequentava desde a infância, especialmente através de seu padrasto músico e também compositor que tocava surdo, pandeiro e, nos dias de hoje, cuíca com seu grupo de samba.
Nos anos seguintes, Maíra se apresentou em diversos festivais, como a Festa da Música de Niterói (2011) e a ExpoSamba em São Paulo (2012 e 2013), sempre com repertório autoral.
Além da música, Maíra Santafé se dedica à poesia: seu livro Entre Acordos e Acordes (Chiado Editora) foi lançado na Livraria da Travessa, no Rio (2016), na Bienal Internacional do Livro do Rio (2017) e na Feira do Livro de Lisboa (2018).
No campo acadêmico, ela concluiu curso de Estilismo na Universidade Cândido Mendes (UCAM), no Rio de Janeiro; pós-graduação em Carnaval e Cultura pela Universidade Estácio de Sá; e cursa Jornalismo, na Universidade Estácio de Sá. Também teve aulas de técnica vocal com a maestrina Lucianne Antunes.
Desde cedo, Maíra esteve conectada ao samba: participou de rodas importantes, como a do bar Candongueiro e da Toca da Gambá, ambas em Niterói. Mais tarde, fez algumas participações na roda do “Movimento Samba na Fonte”, inicialmente na Pedra do Sal e, posteriormente, no Botequim Vaca Atolada.
Maíra Santafé (nascida em 23 de julho de 1980, em Niterói, RJ) é jornalista, compositora, poetisa e cantora. Filha dos jornalistas Martinho Santafé e Fátima Lacerda, cresceu em uma casa permeada pela literatura e pela poesia no Rio de Janeiro.
Fonte: Ascom

