
Foto: Divulgação
A obra, com ilustrações de Jonathas Martins, será lançada em 13 de setembro na Livraria Ponte, em Niterói
No próximo dia 13 de setembro, a literatura para infância ganha uma obra que, embora escrita para crianças, dialoga profundamente com leitores de todas as idades. ‘Onde está a Poesia?’ (Editora Cambucá, 2025), da escritora Melina Galete, conta uma história sensível sobre a partida de quem amamos. Narra também os espaços vazios, o silêncio e como podemos ressignificar o luto.
O livro, que tem como protagonista uma gata chamada Poesia, é mais do que uma fábula sobre um animal inquieto. É uma metáfora terna e, ao mesmo tempo, pungente sobre a ausência. Inspirada na filha Maria Clara, que faleceu aos 18 anos, Melina transforma sua dor em palavras e convida o leitor a seguir Poesia em sua busca por respostas.
Na narrativa, a moça triste procura pela gata que procura pela menina que um dia saiu e não voltou. Anda pela casa, pelos cantos, espalha rastros pela sala, fareja lembranças no quarto até que foge porta afora! “Uma casa já vazia de menina não pode esvaziar também de Poesia”, diz um dos trechos mais simbólicos do livro.
“No final de 2024 passei pela pior experiência que alguém espera passar na vida, a morte da minha única filha, minha companheira. Ao voltar para casa, percebi que a nossa gata também sentia profundamente a sua ausência.” conta Melina. “Quis dividir com os leitores o nosso vazio, meu e da Poesia, nessa história que tenta explicar o que sente uma mãe ao retornar para casa após sepultar a filha, e o que sente uma pessoa ao não conseguir explicar para a gata que a humana preferida não está mais aqui.”
“A sensibilidade e a profundidade da escrita me tocaram de forma intensa”, diz o artista gráfico Jonathas Martins. “Eu havia imaginado um livro ilustrado com técnicas que já me eram familiares, mas o texto me levou a outro lugar: reduzi a paleta de cores e simplifiquei os acabamentos e texturas. Esse lugar de deslocamento me fez repensar a própria plasticidade das imagens e como elas deveriam dialogar com as palavras.”
O livro ‘Onde está a Poesia?’ é um chamado à reflexão sobre o amor e as formas de manter viva a presença de quem partiu, nos lembrando que aquilo que se procura do lado de fora, muitas vezes está guardado dentro de nós.
O lançamento será no dia 13 de setembro na Livraria Ponte, em Niterói. A partir das 15h, haverá bate-papo e sessão de autógrafos com a autora e o ilustrador do livro.
Lançamento do livro ‘Onde está a Poesia?’, de Melina Galete
Ilustrações: Jonathas Martins
Data: 13 de setembro de 2025
Horário: 15h
Local: Livraria Ponte
Endereço: Rua Tiradentes, 128 – 2º andar – Ingá, Niterói (RJ)
Sobre a autora
Melina Galete é niteroiense, apesar de ter nascido em outra cidade. Publicou alguns livros, no Brasil, em Portugal e na Argentina, entre eles, ‘Nunca dei o nome de amor para os casos narrados aqui’ (Folheando, 2024); ‘Desmemórias de uma aldeia’ (Bestiário, 2023); ‘Poemas para pessoas que cruzam oceanos e não viajam’ (Cambucá, 2022); e ‘Da verdadeira Índia’ (Jaguatirica, 2020). Foi mãe solo atípica por 18 anos e nunca deixará de ser. ‘Onde está a Poesia?’ marca a sua estreia na literatura para a infância. @melinagalete
Sobre o ilustrador
Jonathas Martins é artista gráfico-visual e autor de imagens. Já ilustrou muitos livros para a infância, entre eles, ‘Boi na linha’, de Andrea Apa (Cambucá, 2018); ‘Floresta’, de Mauricio Vieira (Cambucá, 2021); ‘Uma página do mundo’, de Adriana Falcão (Melhoramentos, 2021); ‘De onde nascem as perguntas?’, de Alexandre Coimbra Amaral (Melhoramentos, 2025); e ‘Vidas secas e terra dos meninos pelados’, de Graciliano Ramos (Elefante Letrado, 2025). @artejomartins
Sobre a editora
A Editora Cambucá tem como propósito oferecer soluções editoriais para autores nacionais e independentes. Presta serviços de edição, parecer de manuscritos, consultoria, coaching, criação de projetos e publicação. Seu diferencial está alinhado à satisfação daqueles para quem trabalha: autores e leitores. @editora.cambuca
Fonte: Christina Lima