Equipes estão mapeando áreas críticas de despejo irregular e qualidade do serviço de coleta
Os agentes da campanha Limpa São Gonçalo iniciaram, nesta quinta-feira (14), uma pesquisa junto a moradores e comerciantes, em especial nos pontos críticos de descarte irregular do lixo. O objetivo é monitorar o serviço de coleta realizado na cidade, identificar falhas para posterior correção e reforçar a orientação quanto aos horários e rotas dos caminhões de coleta.
As Travessas Alzira e Barbosa, no bairro Pita, foram as primeiras a receber os agentes. O local é um dos pontos crônicos de despejo irregular no município.
Durante a pesquisa, os moradores foram questionados sobre o motivo do descarte em local inapropriado e soluções para resolver o problema. Os agentes aproveitaram a oportunidade para explicar, mais uma vez, sobre os dias e horários de coleta na região.
A moradora Lucinette Oliveira, de 46 anos, falou que um carro menor realiza a coleta na via. “A rua aqui é muito estreita. E como alguns carros ficam estacionados, o caminhão do lixo não consegue subir. Mas um carrinho menor entra aqui recolhendo. Eu acho que precisa de mais fiscalização, porque as pessoas, vendo que tem gente vigiando, vão pensar mais antes de jogar o lixo no lugar errado”, disse.
As ações da campanha Limpa São Gonçalo acontecem de forma integrada entre Secretarias de Meio Ambiente e de Conservação, em parceria com as Subsecretarias de Fiscalização de Posturas e de Limpeza Urbana.
Após o lançamento da campanha, em setembro de 2021, as equipes passaram a primeira fase promovendo a conscientização da população e das empresas para que realizassem o descarte de resíduos da maneira correta. Os estabelecimentos que produzem e descartam mais de 100 litros de resíduos por dia devem contratar empresa especializada, devidamente cadastrada junto à Prefeitura, para a retirada do material.
Os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500.