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Foto: Divulgação

Com apoio das polícias civil e militar, concessionária detectou irregularidade em academia com apoio de equipamento que permite visualizar o interior de eletrodutos
 

Cerca de 500 profissionais da Light, com apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e do 9° Batalhão de Polícia Militar (Rocha Miranda), estiveram nas ruas de Madureira, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Turiaçu, Rocha Miranda e de Oswaldo Cruz, na Zona Norte da cidade, para identificar e coibir os furtos de energia elétrica, popularmente conhecidos como ‘gatos’, na região.
 

Durante a operação, os responsáveis por uma clínica médica, academia, oficina, sorveteria, laboratório e dois depósitos de bebidas foram conduzidos para a delegacia por fraudes de energia. No total, foram feitos 3.291 serviços, como suspensão de fornecimento, negociação de débitos e inspeção de irregularidades. Em um dos casos, os técnicos da empresa usaram uma tecnologia que permite verificar, com apoio de uma câmera, irregularidades no interior dos eletrodutos – por onde passam os cabos de energia – facilitando a identificação de fraudes.
 

“A operação de hoje teve como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado para a população. O combate ao furto de energia é fundamental para garantir mais segurança, confiabilidade e estabilidade no fornecimento para os nossos clientes. Cada ligação clandestina, além de ser um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, representa um risco não só para quem faz, mas para todos os moradores, afetando a qualidade do serviço e aumentando as interrupções de energia. Por isso, nossas operações visam regularizar o fornecimento, proteger a população e assegurar um sistema elétrico mais eficiente e seguro para todos”, destaca Bruno Rodrigues, superintendente de Proteção da Receita da Light.
 

Durante a operação, a empresa também disponibilizou atendimento aos clientes da região, com uma agência móvel estacionada próximo ao Palco Samba, no Parque Madureira, onde os clientes puderam atualizar dados cadastrais, mudar titularidades ou parcelar suas contas etc.

Nos primeiros cinco meses de 2025, a empresa regularizou 1.043 ligações clandestinas e normalizou cerca de 53 mil instalações irregulares em residências e comércios, recuperando aproximadamente 52,62 GWh de energia – o suficiente para abastecer cerca de 21.8 mil residências durante um ano. No período, foram realizadas 60 mil inspeções, resultando na emissão de 23 mil notificações. Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada 100 clientes regulares, 35 furtam energia elétrica.


Parceria com o Disque-Denúncia

No último mês, a Light estabeleceu uma parceria com o Disque-Denúncia para intensificar o combate aos furtos de cabos e às fraudes no fornecimento de energia elétrica. A partir de agora, crimes como ligações clandestinas e roubo de fios também podem ser denunciados de forma anônima, 24 horas, por meio do telefone 2253-1177.


Fonte: Light

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