Com mais de 200 alunas inscritas, curso visa impulsionar negócios
A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo iniciou 2025 com o pé direito, promovendo mais uma turma do projeto Lidera Mulher. Nesta quinta-feira (16), aconteceu a aula inaugural da 13ª turma de capacitação para mulheres empreendedoras do Projeto Lidera Mulher de São Gonçalo, no Espaço Mais Conhecimento do Shopping Partage.
Para Ana Cristina da Silva, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, o projeto tem sido um grande sucesso, especialmente desde a gestão do Capitão Nelson. “Desde o início da gestão, a procura pelo projeto só tem aumentado, consolidando o Lidera Mulher como uma referência para o empreendedorismo em São Gonçalo. Já avançamos muito, mas o nosso compromisso é continuar expandindo, para que mais mulheres tenham acesso à capacitação e à autonomia financeira que tanto almejam”, afirmou.
A turma de 2025 conta com mais de 200 alunas, que buscam iniciar ou aprimorar seus negócios e aprender a gerir suas próprias empresas. As aulas abordam temas essenciais como formalização de empresas, administração e planejamento de negócios, além de técnicas de vendas e estratégias de uso das mídias sociais. As participantes também serão orientadas sobre como tocar empreendimentos nas áreas de moda, beleza, gastronomia, artesanato, entre outras.
“Encontrei o curso pela internet e entrei em contato através do WhatsApp para me capacitar para o crescimento da minha empresa de festa, tanto na gestão e na precificação, pois os preços variam muito e eu tenho muita dificuldade de passar para os clientes. Meu objetivo é me aprofundar e entender melhor sobre o assunto”, compartilhou Érica Pereira, 23 anos, moradora do bairro Rocha.
O secretário de Assistência Social, Felippe Mattos, também destacou a importância do projeto, que visa, além de capacitar, proporcionar um espaço de aprendizado e crescimento. “Estou muito feliz por estar aqui hoje, o Lidera Mulher é um sucesso e é muito gratificante ver turma após turma essa sala lotada de mulheres. O nosso compromisso é facilitar o acesso à informação e capacitar o máximo de mulheres que conseguirmos. Essas ações reafirmam nosso comprometimento com políticas públicas para as mulheres no município de São Gonçalo”, afirmou Mattos.
A capacitação é realizada por consultores do Sebrae/RJ, que ministram os módulos sobre gestão empresarial, enquanto as técnicas da Subsecretaria discutem questões como autonomia financeira, direitos das mulheres, rompimento do ciclo de violência de gênero e cidadania. Ao final do curso, as participantes terão a chance de expor seus produtos e serviços no Espaço Lidera Mulher, além de integrar a Feira da Mulher Empreendedora, realizada na Praça Luiz Palmier, caso optem por essa oportunidade.
Fonte: PMSG