media_24022023_123351RenatoMachado_FotoOficial_2023_RafaelWallace-9208

O Deputado Estadual Renato Machado (PT). Foto/Divulgação: Rafael Wallace

Pescadores e marisqueiras artesanais terão prioridade na realização de exames oferecidos pelo Poder Público. É o que determina a Lei 10.969/25, de autoria do deputado Renato Machado (PT), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada pelo governador Cláudio Castro. A publicação foi feita no Diário Oficial do Poder Executivo desta sexta-feira (26/09).

Deverão ser considerados, preferencialmente, os agravos e enfermidades mais incidentes nessa população, de modo a orientar a oferta de especialidades médicas e exames compatíveis. A identificação e registro do beneficiário da prioridade deve ser realizada por critérios definidos pelo Poder Executivo. As medidas necessárias ao registro podem ser implementadas por meios físicos ou digitais.

Foto/Divulgação

“No caso dos pescadores e marisqueiras artesanais, sua atividade comporta diversos riscos à saúde, como os ergonômicos, advindos de esforço físico, movimentos repetitivos e lesões na coluna; dermatológicos, em razão do trabalho em contínua exposição ao sol; laborais, relacionados ao manuseio de instrumentos de corte, animais marinhos venenosos, exposição ao frio e à chuva, manipulação de chumbo nas tarrafas”, comentou Renato Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *