Cuidados com o manuseio e transporte são fundamentais para realizar o procedimento de forma segura, aponta a entidade gestora
O descarte adequado de lâmpadas fluorescentes é essencial para proteger o meio ambiente e a saúde humana. Como um resíduo classificado como perigoso, é imprescindível descartá-los de maneira ambientalmente correta. A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – desempenha um papel vital nesse processo no Brasil e preparou algumas dicas, possíveis de serem inseridas no cotidiano, para ajudar a população.
De acordo com Natalia Fochi, Gerente de Sustentabilidade e Logística da Reciclus, o descarte correto desse tipo de lâmpada, além de preservar o meio ambiente e a saúde humana, contribui para o uso correto de recursos naturais. “Realizar o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes evita a contaminação ambiental, e ainda permite a reciclagem de seus componentes. O vidro, metal e outros materiais das lâmpadas podem ser reciclados e reutilizados, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais”, explica.
Para que a contribuição coletiva aconteça de maneira correta e segura, Natalia lista o passo a passo a ser seguido. Confira:
Para mais informações, visite o site da entidade gestora em https://reciclus.org.br/ ou entre em contato pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.
Fonte: Marina Dias