Aproveitando o momento de mobilização na cidade para a processo de debates sobre a atualização da legislação urbanística e com o objetivo de ampliar a participação dos jovens nas consultas públicas e solicitações feitas à prefeitura pela plataforma Colab, representantes das Secretarias de Participação Social (Sempas), Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Coordenadoria Geral de Comunicação (Cgcom) realizaram, na última segunda-feira (21) uma visita aos alunos e professores do programa Niterói Jovem EcoSocial, que promove a sustentabilidade urbana através da capacitação de jovens de 16 a 24 anos moradores de dezenas de comunidades da cidade. Os representantes da gestão estiveram nas salas de aula do projeto, demonstrando como usar o Colab e as redes oficiais da prefeitura para se comunicar com o poder público e responder às pesquisas e consultas realizadas pelo governo.
A Prefeitura busca ampliar a base e a diversidade dos cidadãos que se envolvem regularmente nesse processo. Com a iniciativa, centenas de jovens inscritos nos cursos oferecidos pelo programa, passarão a ter incluído na grade curricular o estímulo à participação social por meio de ferramentas digitais Para o secretário de Participação Social, Octávio Ribeiro, a parceria é fundamental para que os alunos possam exercer a cidadania e dar voz às suas comunidades.
“Com essa parceria buscamos empoderar e mostrar aos jovens que eles devem ter pensamento crítico, participar da construção das políticas públicas da cidade e buscar soluções junto à prefeitura para as questões encontradas nos seus cotidianos. São 26 comunidades atendidas pelo Ecosocial, onde eles poderão replicar esse aprendizado para seus amigos e familiares”, explicou Otávio.
O estudante Pedro Menezes de Ribeiro, de 19 anos, morador de Maria Paula, concorda com o secretário. Para o Pedro, que não conhecia o Colab, a orientação de como usar a plataforma foi muito boa.
“Fiquei empolgado em saber que podemos falar com a prefeitura, que temos esse canal de comunicação.”, disse o aluno
O Coordenador de Mídias Digitais e Gerente do projeto, Fernando Stern, também falou sobre a importância da inclusão e envolvimento dos jovens na plataforma:
“Temos um dos casos de maior sucesso no mundo de envolvimento da população na gestão da cidade e nas tomadas de decisão do poder público através de canais digitais. A tradição democrática de Niterói e nossa parceria com o COLAB são fundamentais para isso, assim como a compreensão de todas as áreas do governo que cada vez mais se abrem e buscam formas de atender essa boa pressão da sociedade que quer ser ouvida. A iniciativa com o EcoSocial é fundamental para dar voz aos que muitas vezes são invisibilizados no dia a dia das grandes cidades, a juventude negra e periférica que tem muito a contribuir com o futuro de Niterói”
O Ecosocial está na sua segunda turma e atualmente conta com 500 jovens inscritos nos seus cursos oferecidos através de parceria entre Prefeitura e a Firjan. Às comunidades atualmente contempladas são: Beira da Lagoa, Boa Esperança, Boa Vista, Bonsucesso, Buraco do Boi, Caranguejo, Coreia, Coronel Leôncio, Fazendinha, Jacaré, Juca Branco, Matos Coutinho, Maria Paula, Morro da Ilha da Conceição (MIC), Morro da Penha, Nova Brasília, Pátio Leopoldina, Ponta D´Areia, Rio Do Ouro, São Lourenço, Teixeira de Freitas, Travessas, Várzea das Moças, Vintém, Viradouro e Zulu.
O Colab é uma plataforma que dinamiza a comunicação da população com a gestão municipal, além de organizar os fluxos internos, dando celeridade aos encaminhamentos e respostas das solicitações. A plataforma, que pode ser acessada tanto através de aplicativo, baixado pela loja de apps do celular, ou no desktop, no endereço Colab.re, tem mais de 164 mil solicitações cadastradas, com taxa de resolução de quase 90%.
No total, 326 servidores da prefeitura estão cadastrados na plataforma para realizar a gestão das solicitações e buscar viabilizar as soluções dentro de cada área. Já foram realizadas mais de 50 Consultas Públicas junto a população sobre os mais variados temas, somando mais de 100 mil participações dos niteroienses.