Capacitação para gestores do turismo fluminense contou com treze aulas
Uso público sustentável nos Parques Nacionais: Foco no turismo fluminense. Este foi o último tema apresentado na Jornada de Alinhamento Técnico, que teve seu encerramento nesta terça (6/7). O projeto, uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur), Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (ECG/TCE-RJ), teve como objetivo qualificar os gestores de turismo dos 92 municípios fluminenses.
As treze palestras, que tiveram temas bastante abrangentes e diretamente ligados ao setor, foram prestigiadas por mais de trezentos gestores municipais, estudantes e trabalhadores da área. O secretário Gustavo Tutuca agradeceu a participação de todos e lembrou que a capacitação é fundamental para desenvolver o turismo do Estado.
– O Rio de Janeiro possui vocação natural para o turismo e por isso precisamos qualificar cada vez mais os gestores fluminenses, principalmente neste momento, já que o turismo foi um dos mais afetados pela pandemia. A Setur-RJ já está trabalhando para que a retomada seja o mais positiva possível para o setor, e a Jornada de Alinhamento Técnico faz parte desse processo. Tenho certeza que com o nosso trabalho o Rio de Janeiro vai se consolidar cada vez mais como o principal destino turístico do país.
O secretário ainda lembrou a importância da vacina para o setor.
– Estamos muito otimistas com a retomada do turismo já neste segundo semestre. Isso graças à vacinação que está avançando cada vez mais no Estado. Eu hoje tive o privilégio de me vacinar e estou muito emocionado em poder fazer parte desse processo.
A diretora da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Karen Dutra, agradeceu aos parceiros que estiveram presentes durante toda a Jornada.
– Me alegro pela continuidade do “Programa de Excelência”, que começou em 2019, e que conta com a participação de atores tão importantes para o desenvolvimento do turismo no Estado. Durante as treze palestras, tivemos ofertadas muitas trocas de experiências profissionais. E eu estou muito feliz em divulgar que o programa terá continuidade no segundo semestre.
Nesta última aula, os palestrantes Márcia Leuzinger, Lorene Raquel, Romana Araújo, Paulo Campanha (Uniceub) e Manuela Tambellini (INEA) abordaram diversos assuntos. Entre eles a história da criação de parques nacionais, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, APAs, monitoramento e ordenamento da visitação nos Parques Estaduais.
Entre os temas abordados durante a jornada, estão a captação de recursos, elaboração de projetos, política nacional de turismo, criação de produtos turísticos e outros. A “Jornada de Alinhamento Técnico” faz parte do “Programa de Excelência em Capacitação para a Gestão do Turismo Fluminense” e realizou encontros virtuais gratuitos, por meio da plataforma Zoom e do canal do YouTube da Escola de Contas e Gestão, onde ficaram gravadas as aulas para quem tiver interesse de assisti-las posteriormente. Todos os participantes foram certificados.