Título da Procopio Cup garantiu vaga no quali do ATP 500 no Rio de Janeiro
João Lucas Reis é o primeiro brasileiro confirmado no Rio Open 2025, o maior torneio de tênis da América do Sul, que acontece de 13 a 25 de fevereiro de 2025, no Rio de Janeiro. A 11ª edição do ATP 500 já tem confirmado nomes como o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, o dinamarquês Holger Rune, atual número 13 do ranking, e o italiano Lorenzo Musetti, 17 do ranking.
“O Rio Open sempre procura dar oportunidade a todos os tenistas brasileiros. Por isso criamos a Procopio Cup, que dá oportunidade para todos os atletas brasileiros, sem limitação de idade, disputarem uma vaga no maior do torneio de tênis da América do Sul. O evento desta semana em São Paulo foi um sucesso, com jogos equilibrados do início ao fim. E hoje o público presenciou uma final de altíssimo nível, entre João Lucas Reis e Daniel Dutra Silva”, afirmou Thomaz Costa, diretor do Procopio Cup.
Na tarde deste domingo, João Lucas Reis derrotou Daniel Dutra Silva, com parciais de 7/5, 1/6 e 6/4 e conquistou o título da I Procopio Cup, competição realizada no Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. Além do troféu, Reis ganhou convite para o qualifying do Rio Open 2025.
“Estou muito feliz que ganhei esse título e esse convite. Gosto muito de jogar o Rio Open, é um torneio muito grande e tem uma energia incrível. Os brasileiros torcem pela gente, vibram a cada ponto”, comentou Reis. “O Rio Open é um torneio muito especial, meu preferido. O maior que já joguei. Estou muito feliz. Agora é fazer uma ótima pré-temporada e levar essa boa energia, essa bagagem para o Rio Open”, acrescentou Reis, que já havia disputado com convite no último momento, as edições de 2023 e 2024.
Antes da pré-temporada, João Lucas Reis sai de férias a partir de hoje.
O campeão recebeu o troféu das mãos da filha de Alcides Procópio, Suzana Procopio Carvalho, que emocionada agradeceu a homenagem prestada.
Apesar da derrota na final, Daniel Dutra Silva fez um balanço positivo de sua temporada de 2024. “Foi um grande ano. Fiz minha primeira final de Challenger, subi bem no ranking. Comecei em 600 e agora estou perto dos top 300 do ranking. Foi um grande ano e essa semana não foi diferente. Fiz bons jogos e isso só me dá mais força para continuar”, comentou o tenista paulista.
A nova competição foi nomeada em homenagem a uma figura crucial para a história do tênis brasileiro e pioneiro em muitos âmbitos. Entre os seus feitos desbravando o Brasil e o mundo em busca do crescimento do esporte, Alcides Procópio foi o primeiro campeão brasileiro de adultos, o primeiro brasileiro a ganhar jogos em Wimbledon, o primeiro brasileiro a conquistar um título internacional e um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Um dos maiores legados de Procopio foi a criação do Banana Bowl, considerado um dos maiores torneios infantojuvenis do mundo. Inspirado pelo norte-americano Orange Bowl, Procópio propôs a criação de uma competição numa versão abrasileirada e o sucesso foi quase instantâneo. O torneio fomentou o tênis sulamericano e viu lendas do esporte, como Gustavo Kuerten, John McEnroe, Ivan Lendl, Andy Roddick, Yannick Noah, Juan Martin Del Potro e mais, dando largos passos às estreladas carreiras que vieram a ter posteriormente.
Procopio também presidiu a Federação Paulista de Tênis por 19 anos, considerada a Era de Ouro do tênis paulista, criou a primeira empresa nacional de fabricação de raquetes de tênis e outros equipamentos e capitaneou e defendeu a equipe brasileira na Copa Davis. O seu grande impacto dentro e fora das quadras é sentido até hoje, influenciando o crescimento do tênis brasileiro.
A Procopio Cup é uma promoção da IMM, com realização do ICT.
Fonte: Bruno Fernandes