Muitos chegaram cedo, nesta sexta-feira (22/12), para as ceias natalinas preparadas pelos Restaurantes do Povo da capital e diferentes municípios fluminenses. A iniciativa, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com as prefeituras e também o Sesc RJ, proporcionou um dia especial para os frequentadores. Gesto que sensibilizou muito quem não pode ter uma festa de natal. Foi o caso de José Ramos Pereira, de 65 anos, PCD, morador de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio, que foi até o restaurante da Central do Brasil para almoçar.
-Todo dia eu venho aqui almoçar. Essa refeição é um projeto de Deus na vida de quem mais precisa. A comida é muito boa! E receber um panetone perto do natal, foi a melhor coisa que esse governo fez. Não vou nem comer, vou levar pra casa como uma lembrança do Restaurante do Povo – disse José, emocionado.
Além do cardápio especial, que varia de acordo com cada unidade, houve também apresentações e decorações temáticas em algumas unidades. Os frequentadores da Central do Brasil, por exemplo, puderam desfrutar de pratos como ave natalina, pernil ao molho de mostarda e mel, arroz à grega, farofa, feijão e panetone. No local, também puderam assistir à apresentação do Coral Canto da Rua, composto por pessoas em situação de rua. Enquanto isso, o Restaurante de Petrópolis recebeu a visita do Papai Noel. Os almoços foram servidos a partir das 11h.
– O Governo do Estado, em parceria com o Sesc RJ e prefeituras, serve por dia 26 mil refeições nos Restaurantes do Povo espalhados em solo fluminense. É uma política de combate à fome que estamos trabalhando para ampliar. Hoje, em especial, é uma alegria poder oferecer uma alimentação de extrema qualidade em celebração ao Natal para o nosso povo – pontuou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
Helial Mendes de Silva, de 80 anos, que mora em Rio das Pedras e almoça gratuitamente no Restaurante da Central do Brasil, também deixou seu recado.
-Primeiramente, agradeço por proporcionarem esse restaurante para saciar a fome de muita gente. O mundo está passando por um momento difícil, mas ainda há pessoas dignas que proporcionam aos semelhantes a paz. Recomendo as pessoas que mais precisam vir almoçar aqui. Me sinto bem em casa – disse Helial.
As comemorações de Ano Novo não ficarão de fora. Na próxima sexta-feira (29), haverá também um menu especial nos restaurantes. Lembrando que nos dias 25/12 e 1/01, todos estarão fechados. Abaixo o que foi servido nesta sexta-feira (22) e o cardápio do Réveillon.
Cardápio de Natal
Cardápio de Ano Novo
Volta Redonda: Mix de folhas (alface e acelga), maionese, sobrecoxa assada, virado de couve, arroz branco e feijão preto. Sobremesa – Banana
Petrópolis: Lombo assado ao vinho, filé de frango ao molho de laranja, farofa à brasileira, arroz, feijão e salada. Sobremesa – Doce de abóbora
Bangu: Pernil ao molho, farofa de cenoura, arroz, salada e feijão. Sobremesa – Pudim
Bonsucesso: Pernil molho agridoce, farofa de ameixa, arroz, salada e feijão. Sobremesa – Manjar com calda
Campo Grande: Maionese de batata, farofa, pernil sem osso ao molho de abacaxi, arroz, feijão e salada. Sobremesa – Éclair de doce de leite
São Gonçalo: Lombinho assado, isca de frango ao molho, farofa, arroz, feijão e salada. Sobremesa – Paçoca
Central do Brasil: Churrasco misto ao vinagrete, sobrecoxa assada, arroz à grega, feijão e farofa de banana.
—