Itaboraí foi sede do I Simpósio de Raiva da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ), que aconteceu nesta quarta-feira (22/03), no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras. Com o tema ‘Um olhar sobre três séculos da raiva animal e sua interação com a Saúde única’, o evento destinado a médicos veterinários, médicos, enfermeiros, biólogos, demais profissionais e estudantes das áreas da Saúde reuniu mais de 300 inscritos.
Realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), e a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI) e Saúde (SEMSA), o simpósio contou ainda com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste).
Na abertura, o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou a honra de Itaboraí receber o primeiro simpósio organizado pela AMVERJ, e ainda contar com palestrantes renomados no assunto.
“Como secretário, médico veterinário e imortal da AMVERJ, é um orgulho e satisfação imensa receber esse simpósio sobre Raiva em nossa cidade. Todos os palestrantes são médicos veterinários renomados para falar sobre a endemia, a zoonose que é a raiva. Fico muito feliz de ver este salão cheio, com pessoas que vieram se atualizar e buscar ainda mais conhecimentos”, frisou o secretário.
Na parte da manhã, a mesa redonda com o tema ‘Situação epidemiológica da Raiva’ contou com as palestras ‘Raiva animal do mundo e no Brasil’, com os médicos veterinários Phyllis Catharina Romjin e Marcellus Costa; ‘Um pouco da história do programa de Raiva no Brasil e a visão de Saúde única’, com a médica veterinária Maria Cristina Schneider; e ‘Raiva Animal no Estado do Rio de Janeiro’, com a médica veterinária Leda Maria Kimura.
Após as palestras houve debate e a mediação ficou por conta do médico veterinário Rogério Alvares. O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e parabenizou os profissionais da Saúde que estão na ponta, contribuindo para que Itaboraí não esteja na lista dos municípios com casos positivos de Raiva.
“Quero parabenizar especialmente aos nossos agentes de endemias e agentes comunitários de Saúde, pelo excelente trabalho que realizam no município, na ponta cuidando das pessoas. São os maiores responsáveis para que a nossa cidade não esteja inserida em casos de Raiva. Quero agradecer por trazer para a nossa cidade, um simpósio com um assunto tão importante e de grande relevância”, comentou Hédio Mataruna.
Já à tarde, o simpósio contou com o tema ‘Raiva em animais selvagens’, palestrado pelo médico veterinário Alcides Pissinatt e ‘Atualização sobre tratamento pré e pós exposição da Raiva humana’, com o médico veterinário Marcellus Costa, ambas com mediação do médico veterinário Carlos Alberto Magioli. Após as palestras, foi realizada plenária com conclusões e recomendações a serem encaminhadas às autoridades sanitárias municipais, estaduais e sociedade em geral.
Há dois anos como presidente da AMVERJ, a médica veterinária Leda Maria Kimura, destacou a importância de falar sobre um tema tão atual, que é a Raiva. “Atualmente no estado do Rio de Janeiro, a variante 2, que é a variante do canino, está controlada. Já a variante 3, do morcego, está em circulação. A Raiva é um tema atual e que muito nos preocupa, por isso a necessidade de divulgar, falar da vacinação e dos controles que devem ser feitos para não retornar os casos”, frisou.
O evento contou ainda com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flávio Campos; do presidente da Emater-Rio, Marcelo Monteiro; do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RJ, Diogo Alves; e do superintendente de Defesa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro, Paulo Henrique de Moraes.