Itaboraí realiza 1ª Conferência Livre Municipal

Itaboraí realiza 1ª Conferência Livre Municipal - Foto/Divulgação

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS/ITA), realizou neste sábado (05/04) a 1ª Conferência Livre Municipal de Itaboraí para a etapa da 5ª Conferência Nacional de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – 2025. O encontro aconteceu das 8h às 17h, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, com abertura no plenário Francisco Nanci, na Câmara Municipal de Vereadores.

Com o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência foi realizada no formato de roda de conversa, em conformidade com a Resolução CNS nº 744, de 14 de março de 2024, e deliberada em plenária do CMS/ITA no dia 26 de março.

A programação teve início com o credenciamento dos participantes e café da manhã, seguido da execução do Hino Nacional e do Hino de Itaboraí, além da leitura e homologação do regimento e regulamento da conferência.

Itaboraí realiza 1ª Conferência Livre Municipal – Foto/Divulgação

A programação também contou com a formação da mesa temática, com participação da Comissão Organizadora, da Comissão Executiva e dos palestrantes convidados. Os debates seguiram os seguintes eixos temáticos:
• Eixo 1: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
• Eixo 2: As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora, com o Dr. José Ricardo de Oliveira Lessa.
• Eixo 3: Participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para efetivação do controle social, com o Dr. Edilson dos Santos.

Os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho para desenvolver os assuntos abordados, e, posteriormente, a conferência foi encerrada com uma plenária final para apresentação e homologação das propostas debatidas ao longo do dia.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, reforça a importância da escuta ativa e da construção coletiva para o fortalecimento do SUS.

“A saúde do trabalhador é um tema que precisa estar cada vez mais presente na nossa agenda pública. Esta conferência é uma oportunidade valiosa de reunir profissionais, gestores e usuários para pensar políticas que garantam dignidade, bem-estar e segurança no ambiente de trabalho. Queremos ouvir, debater e construir juntos”, afirmou a secretária.

Vale destacar que o evento representa um importante espaço de diálogo e participação popular, reafirmando o compromisso do município com o fortalecimento do controle social e a valorização da saúde como um direito de todas e todos.

Fonte: Prefeitura de Itaboraí

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *