Todos os anos são recorrentes as notícias de desastres, como os deslizamentos de terra, alagamentos, inundações, tempestades, entre outros fenômenos naturais, que resultam em sérias repercussões sociais e até mesmo patrimoniais na vida dos cidadãos. Sendo assim a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil tem o objetivo de reduzir este risco e com isso, vem realizando ações de prevenção.
O subsecretário da Defesa Civil, Marlon Pina ressaltou a importância das ações do município. “Prezamos pela prevenção, que representa a primeira fase da gestão de um desastre, englobando um conjunto de ações, visando evitar a ocorrência dos eventos adversos. Pretendemos ainda levar as capacitações para alunos em sala de aula, pois eles são agentes multiplicadores e levam a informação para seus pais, amigos e outros, assim ajudando a ampliar o conhecimento”, afirmou Marlon Pina.
Em Itaboraí, está sendo realizado junto à comunidade palestras e reuniões destinadas a presidentes e líderes comunitários. Visando preparar e informar a respeito das noções básicas sobre desastres naturais, destacando ainda atitudes que devem ser tomadas em situação de risco. E ainda capacitação nas áreas de primeiros socorros, combate a incêndio, pontos de apoio caso haja um desastre e o telefone de contato 199, que funciona 24h, atendendo a toda população em casos de emergências.
A cidade conta com sete pluviômetros ativos, instalados em pontos estratégicos, que ajudam a prevenir alagamentos. Os aparelhos servem para medir a incidência pluviométrica (chuvas) e depois são enviados ao Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que analisa e emiti relatórios periódicos destes estudos. A equipe da Defesa Civil em parcerias com outras secretarias vem realizando ainda o trabalho de limpeza de córregos, canais e rios que cortam o município, ajudando a escoar o grande volume de água das chuvas de verão principalmente.