O cronograma prevê a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre elas. O imunizante é eficaz na redução de complicações e hospitalizações pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio de Itaboraí, Katiuscia Lessa, a estratégia de vacinação teve início em maio de 2024 e segue como prioridade no município.
“A vacinação teve início em maio e permanecemos vacinando as faixas etárias preconizadas. Neste momento, estamos realizando busca ativa para alcançar crianças e adolescentes que ainda não finalizaram seus esquemas vacinais”, explicou Katiuscia.
Para receber a vacina, é necessário que a criança ou adolescente não tenha tido dengue nos últimos seis meses e compareça a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) acompanhada de um responsável maior de 18 anos. Além de apresentar a caderneta de vacinação, CPF e o cartão do SUS.
As doses estão disponíveis nas unidades de saúde de Itambi, Agro Brasil, Visconde, Cabuçu, Jardim Planalto, Marambaia, Apolo, Monte Verde, Pachecos e no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha.
É importante informar que nos casos de suspeita de infecção pelo vírus da dengue, é necessário que o paciente busque atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, onde um teste será realizado seguindo critérios de avaliação médica.