Nesta segunda fase de vacinação, serão imunizados contra a febre aftosa e a raiva os bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou a importância de manter o rebanho do município saudável.
“Pelo terceiro ano consecutivo, tivemos um recorde de vacinação contra a febre aftosa na primeira fase de imunização, levando o município à liderança entre as cidades com mais de 25 mil cabeças de gado em todo o Estado. Temos que ressaltar também a importância do trabalho da nossa equipe técnica, que vem atuando diariamente com o objetivo de prevenir e melhorar a saúde animal do município, além de orientar os produtores rurais sobre possíveis riscos e doenças”, disse o secretário.
Na primeira fase de vacinação, realizada entre os meses de maio e junho, foram vacinados os animais de todas as idades. Nesta etapa, foram imunizados 24.345 animais, entre bovinos, bubalinos e equinos, o equivalente a cerca de 90% de todo o rebanho existente no município. De acordo com a SEMAGRI, o município liderou o número de animais vacinados em todo o Estado do Rio entre as cidades com mais de 25 mil cabeças de gado.
Segundo a médica veterinária da Semagri, Claúdia Leal, a vacinação contra a febre aftosa é de extrema importância para os animais do município, visto que é uma das zoonoses mais contagiosas para esses rebanhos.
“A febre aftosa é uma doença contagiosa e que causa grandes perdas econômicas pela sua rápida disseminação no rebanho bovino. A transmissão da doença ocorre através do contato direto ou indireto com animais doentes, e também pelo contato com o ar ou utensílios e equipamentos contaminados. Por isso, a vacinação é extremamente importante para o controle da doença”, afirmou Cláudia Leal.
A vacinação deve ser agendada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Avenida 22 de Maio, altura do número 7557, em Venda das Pedras, ou pelo telefone 2635-7586.