A Avenida 22 de Maio, no Centro da cidade, foi tomada por milhares de estudantes, que participaram do tradicional Desfile Cívico Escolar de Itaboraí, nesta segunda-feira (22/05), data que é celebrada 190 anos de emancipação político-administrativa do município. Antecedendo o desfile, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, juntamente com a família, secretários e vereadores, participou da solenidade oficial de hasteamento das bandeiras, em frente à sede da Prefeitura, na Praça Marechal Floriano Peixoto.
Realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o desfile cívico reuniu alunos de 95 unidades escolares e administrativas da rede municipal de ensino e ainda 20 instituições, dentre escolas das redes estadual e privada, escolas de música, de dança e outros projetos. Além de espectadores, que acompanharam de perto e nas arquibancadas.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, se mostrou grato por mais um ano de conquista para o município e anunciou mais entregas nas áreas da Saúde e Educação neste mês de aniversário da cidade. E ainda destacou a importância do desfile cívico para a população e comunidade escolar.
“Nesse mês de aniversário vamos entregar equipamentos em diversas áreas, como Saúde e Educação, e com isso, a gente está podendo transformar e dar muito mais dignidade para o nosso povo, que é para isso que nos colocaram aqui. Quero ainda parabenizar o secretário de Educação e toda sua equipe por um trabalho tão árduo e firme para transformar a Educação, que a gente sabe que é a base de tudo. Parabéns ainda para as nossas escolas, nossos alunos e a população que deram um show de civilidade, neste evento tão grandioso, que é o desfile cívico”, disse Marcelo Delaroli, ao lado da primeira-dama, Pâmela Delaroli.
Prestigiaram o desfile o deputado estadual, Guilherme Delaroli; os deputados federais, Altineu Côrtes e Soraya Santos; secretários municipais e vereadores. Com o tema ‘Itaboraí, Cidade Leitora’, temática elencada pela SEMED para este ano letivo, a programação contou ainda com a participação da Banda da Guarda Municipal, bandas das unidades escolares e outras, acompanhando o desfile.
Cada escola municipal participou com uma média de 30 alunos, além dos profissionais das unidades. Já as outras instituições, com aproximadamente 100 participantes. O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, falou sobre o resultado positivo do desfile, que este ano aconteceu em novo local, na Avenida 22 de Maio. A localidade foi escolhida devido a logística, assim, oferecendo melhor acomodação para as escolas e o público que veio prestigiar o evento.
“A Avenida 22 de Maio é uma via tradicional e muito conhecida na cidade. Aqui, conseguimos organizar as escolas de maneira mais tranquila, e elas conseguem mostrar melhor as atividades e projetos realizados dentro das unidades. Além de oferecermos mais conforto para todos, inclusive para as pessoas que trabalham para fazer esse maravilhoso evento”, ressaltou o secretário.
Além da festividade cívica, os desfiles visam valorizar a história, a memória, a cultura e a Educação do município e de suas várias comunidades. E ainda dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino nas unidades escolares.
Quem compareceu e aprovou as novidades do desfile cívico neste ano, foi a comerciante Edna Soares, de 38 anos. Prestigiando a sobrinha no desfile, a moradora do bairro Outeiro das Pedras, comentou sobre o novo local e a estrutura montada para atender o público.
“Eu não perco um desfile cívico aqui na cidade, desde que me entendo por gente. Eu desfilava quando criança e hoje venho para acompanhar meus amigos e familiares. Esse ano, só tenho elogios a fazer, tudo perfeito. Fiquei sentadinha na arquibancada assistindo só de camarote”, enfatizou Edna.