IPHAN realiza doação de mobiliário e materiais à Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres

Foto/Divulgação

 

Parceria reforça o trabalho de preservação e valorização do acervo histórico e cultural da família Torres em Itaboraí

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), no Centro de Itaboraí, recebeu na manhã desta terça-feira (04/11) uma importante doação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O órgão federal cedeu diversos materiais e mobiliários, como armários, cadeiras, computadores e estantes, que passarão a integrar o espaço cultural para melhorar o acondicionamento e a organização do acervo da instituição.

 

A iniciativa é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre o IPHAN e a Casa de Cultura, localizada no município, e foi concretizada após uma série de solicitações e estudos técnicos apresentados pela gestão atual. A visita técnica do IPHAN à CCHAT permitiu à equipe federal conhecer de perto o trabalho de preservação que vem sendo desenvolvido pelos funcionários, equipe de acervo e biblioteconomia da própria Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.

Desde o início da atual gestão, a equipe da Casa de Cultura vem realizando um extenso trabalho de classificação, inventário, higienização e informatização da biblioteca pessoal de Heloísa Alberto Torres e de sua família, um acervo que hoje já soma mais de 10.272 livros e periódicos, número muito superior aos cerca de 4 mil registros anteriores. Além disso, mais de 500 cartas e correspondências de grande relevância histórica foram encaminhadas ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em parceria com o IPHAN, para restauração, tratamento e acondicionamento adequado.

“Essa doação representa um avanço significativo para a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres. São materiais que irão otimizar o trabalho técnico e garantir melhores condições para o cuidado e preservação do nosso acervo. Essa conquista é fruto de muita insistência e diálogo institucional, e demonstra o reconhecimento do IPHAN pelo trabalho que temos desenvolvido aqui em Itaboraí”, destacou o subsecretário municipal de Cultura e gestor da CCHAT, Alan Mota.

O casarão histórico que abriga a Casa de Cultura, datado do século XIX, foi doado em vida ao IPHAN pelas irmãs Torres, com o propósito de se tornar um centro de referência cultural e difundir o legado da família. Heloísa Alberto Torres, antropóloga, fundadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e uma das criadoras do próprio IPHAN, foi também a primeira mulher a dirigir o Museu Nacional. Seu pai, Alberto Torres, nascido em Porto das Caixas, foi governador do antigo Estado do Rio de Janeiro e um dos grandes pensadores republicanos do país.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou um caminhão para o transporte dos materiais, e da Secretaria Municipal de Transportes, que auxiliou na logística. A Secretaria Municipal de Comunicação Social também integra a parceria, garantindo que a população conheça e acompanhe esse importante momento para o patrimônio histórico da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *