Para cantar o samba da escola, durante o desfile na Marquês de Sapucaí, os intérpretes precisam de muita disposição, fôlego e uma grande preparação vocal. Estreando como intérprete oficial da Unidos do Porto da Pedra, Pitty de Menezes e seu carro de som, como são chamados os intérpretes auxiliares, precisarão cantar por mais de 60 minutos no desfile. Para um desempenho impecável na avenida, Pitty tem uma preparação intensa com a fonoaudióloga, Ionalda Belchior.
Ela administra o tempo disponível do intérprete com aulas de canto, tratamento para ter boa respiração, e faz também o trabalho de psicóloga do intérprete e de seus auxiliares. “A presença da fonoaudióloga é fundamental para a nossa preparação vocal para o grande dia, que é o Desfile na Sapucaí, nós somos atletas da voz precisamos de uma profissional Gabaritada do Nível da Dra. ‘Nalda’, para nos ensinar como usar a nossa voz. Eu tenho certeza que iremos fazer um grande desfile com ajuda dela e com certeza a comunidade pode esperar grandes resultados. Além de uma grande profissional é como se fosse uma mãezona para toda nossa equipe. Ela cuida de todos com muito amor e carinho, e pra ela não tem hora, qualquer problema, a gente sempre liga pra ela, e ela sempre está disponível para nós ajudar “.
Depois de um ano como intérprete de apoio de Luizinho Andanças, Pitty está empolgado com a parceria da comunidade, com a qualidade do samba-enredo e garante que todo o trabalho de preparação, que está sendo realizado pela Dra. Ionalda com toda a equipe do carro de som da Porto da Pedra, terá excelente resultado na avenida.
” Eu venho me preparando forte tanto na parte vocal quanto na parte emocional, confesso que estou um pouco ansioso pois é a minha estreia solo na Sapucaí, em uma Escola Gigante que é a Porto da pedra, mas eu tenho me preparado bastante para o emocional não me atrapalhar, ao contrário eu irei colocar todo esse emocional de forma positiva na minha voz para emocionar toda a Sapucaí, junto com a minha Equipe do carro de som e com essa comunidade forte de São Gonçalo”
PREPARAÇÃO: Atualmente, desenvolvendo um trabalho de orientação e preparação para a intensa demanda vocal do intérprete Pitty de Menezes e de todo staff de cantores que compõe o carro de som, a fonoaudióloga Ionalda Belchior Pinheiro, tem uma história de amor pelo samba e pelo tigre de São Gonçalo, que começou na infância, com um tio paterno. “Foi observando o Pitty em uma apresentação, que logo no final me dirigi a ele para elogiar o seu desempenho impecável. Despretensiosamente ele falou que estava procurando uma fonoaudióloga, não só para ele, mas também para todo grupo de cantores”, contou a fonoaudióloga.
Segundo Ionalda, o fonoaudiólogo que atua na área do canto não tem a intensão de modificar o estilo ou a marca registrada do cantor. “O meu trabalho é dialogar e definir o que pode ser mantido ou modificado, visando à saúde vocal e a longevidade da carreira do artista.”, disse.
“A ‘Ioio’, Ionalda, tem uma grande importância pra nós, ter conseguido uma fonoaudióloga no carro de som foi bom mas ser a Ionalda é maravilhoso porque ela vai além do profissional, ela nos prepara para os shows com exercícios específicos para cada um, ajuda no nosso psicológico nos fazendo entender que ao nos prepararmos estamos prontos pra guerra! Hoje sou incapaz de não fazer exercícios antes de cantar! Hoje posso dizer que profissionalmente falando eu não vivo sem a Ioio”, disse Dani Miller, uma das intérpretes do carro de som da Porto da Pedra. “É uma responsabilidade e um desafio porque é um grupo relativamente grande, onde cada um tem um registro de voz, ajustes motores, e hábitos vocais. Mas o Pitty e o grupo de apoio revelam talentos preciosíssimos. São profissionais apaixonados pela Porto da pedra, estudiosos, comprometidos, focados e disciplinados. Por isso trabalhar com esses verdadeiros atletas da voz está sendo um prazer”, elogiou Ionalda. Foto/Divulgação Ana Vitória