Green Rio

Foto: Divulgação

Programação contempla o Dia da Remada, em destaque nas ações de sustentabilidade

 

     O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) marcará presença na 13ª edição do Green Rio, evento que se consolidou como uma das principais plataformas de diálogo sobre bioeconomia, sustentabilidade e clima no Brasil. A edição de 2025 será realizada entre os dias 27 e 29 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

     Com uma programação diversificada, o Green Rio reunirá representantes de governos, instituições de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil para debater caminhos para uma economia mais sustentável e inclusiva. Entre os temas em destaque estão economia azul, bioeconomia e pesquisa, economia circular na indústria, segurança alimentar, mobilidade e transição energética, além de educação e cooperação internacional.

     A agenda do IBAM no Green Rio incluirá mesas que serão mediadas pelo Instituto, com especialistas convidados participando dos debates sobre o futuro das cidades. No dia 27 de novembro, o Instituto fará a mediação da mesa Soluções Locais para Problemas Globais, que terá como convidados Evandro Sathler (advogado socioambientalista e doutor em Geografia), Marcos Paulo Araújo (advogado e mestre em Direito da Cidade) e Flávia Gomes (coordenadora de Projetos da Secretaria Especial de Integração Metropolitana). O grupo discutirá caminhos para o enfrentamento de desafios urbanos por meio de soluções inovadoras e sustentáveis.

    Já no dia 29 de novembro, o IBAM também mediará o painel Cidades e Clima, com os especialistas convidados Sérgio Magalhães (arquiteto e professor do PROURB/FAU-UFRJ), Dionê Castro (geógrafa e coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável), Malu Campos (bióloga e coordenadora de Sustentabilidade da Câmara Municipal do Rio) e Natália Sciammarella (diretora financeira do Banco Mumbuca). As discussões abordarão adaptação climática, gestão urbana integrada e soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Remada analisará resíduos na Baía de Guanabara

    No dia 28 de novembro, com concentração às 8h30 e início às 9h, o IBAM promoverá o Dia da Remada, uma das principais ações de mobilização socioambiental da programação. Aberta ao público, a atividade contará com vagas limitadas e integra esporte, sustentabilidade e educação ambiental, reunindo praticantes de esportes aquáticos, organizações ambientais e cidadãos em uma iniciativa que destaca a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e costeiros. As inscrições devem ser feitas pelo formulário:    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvkA3u6wG3iKClHbBG827DsJ4909zAxskOVSU53K04a6UrfQ/viewform

    Após a atividade, será realizada uma roda de conversa sobre “Resíduos Sólidos e Poluição da Baía de Guanabara”, ampliando o debate sobre os impactos ambientais identificados durante a remada e destacando a importância de políticas públicas e ações coletivas para enfrentamento do problema.

    A Assistente Técnica do IBAM, Mariana Amaral, destaca “Iniciativas como a remada aproximam a população das questões ambientais, revelam a origem e a escala dos resíduos que impactam diariamente as cidades e contribuem para orientar gestores na mitigação desses efeitos, além de estimular novas ideias de responsabilidade socioambiental a partir da troca entre tomadores de decisão.”

Serviço:

Data: 28 de novembro (sexta-feira)
Concentração: 8h30
Início da remada: 9h

Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvkA3u6wG3iKClHbBG827DsJ4909zAxskOVSU53K04a6UrfQ/viewform
Local: Marina da Glória

Sobre o IBAM

    Com mais de sete décadas de atuação, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é referência nacional no apoio ao fortalecimento da gestão pública e ao desenvolvimento sustentável das cidades. A instituição promove capacitações, estudos, consultorias e soluções inovadoras que contribuem para a modernização das administrações municipais e para a melhoria da qualidade de vida da população, sempre orientada pelos princípios da democracia, da participação social e da sustentabilidade urbana.

 

Fonte: Bianca Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *