“Caipisexta” e churrasco na frente da praia tem ajudado hóspedes e estudantes a evoluírem no aprendizado de novos idiomas
Para facilitar a inserção de estrangeiros na cultura brasileira, o Pura Vida Hostel, no Rio de Janeiro e a escola de idiomas Caminhos Language criaram um projeto que visa promover o intercâmbio de idiomas entre estudantes de português e cariocas.
O casarão do século XX – conhecido por ser um ponto de interseção entre o Cantagalo-Pavão-Pavãozinho e a praia de Copacabana promove dois eventos para estimular a troca cultural: a Caipisexta, cujo nome remete ao último dia útil da semana e à bebida brasileira chamada caipirinha; E o churrasco internacional, onde o prato principal é a carne feita ao ar livre, neste caso, de frente para a praia de Copacabana. Uma vez por mês, um dos dois eventos é o escolhido para juntar os estudantes, os hóspedes e quem mais quiser participar.
Benjamin Dobbs, um norte-americano aluno da escola de idiomas Caminhos Language, contou que o evento é um dos poucos que traz a oportunidade de se divertir no Rio, mas aliando o momento com o aprendizado do idioma local. “Eu tive a oportunidade de praticar o espanhol e o português que eu aprecio muito e as bebidas foram muito boas também”, contou Benjamin, que participou da Caipisexta.
“Acreditamos que conhecer o Brasil está ligado a entender, ao menos um pouco do nosso português. A língua é parte da nossa cultura e ajuda também a quem vem de fora entender as raízes brasileira e ter mais respeito pelo local”, explica o sócio do Pura Vida, Felipe Imbroisi.
Segundo os diretores do local, apesar de ter a maioria de hóspedes estrangeiros, o hostel abriu as portas para professores de dança, grupos de rock, samba, workshops, exposições, bingos e animadores de festa todos os dias da semana que passaram a atrair o público carioca. A expectativa dos sócios é promover uma troca cultural entre viajantes internacionais, brasileiros e cariocas.
Visitantes famosos
Ao longo dos seus 12 anos, o Pura Vida recebeu alguns conhecidos do público. Em 2014, o local foi cenário de algumas cenas dos atores Babu Santana e Alinne Moraes para o filme Tim Maia – Não Há Nada Igual. A taverna do local simulou um bar de Londres. Em 2016, foi a vez do canal Porta dos Fundos utilizar as dependências do local para gravar uma paródia sobre a história bíblica em que Jesus multiplica os pães. Em 2017, as câmeras do Globo Repórter deram atenção ao casarão novamente para entrevistar os viajantes voluntários que trabalhavam por lá em troca de hospedagem gratuita e uma experiência imersiva no Rio.
Fonte: Débora Oliveira