Após 121 anos de sua fundação, hoje, sábado dia 4 de novembro, vai ficar marcado na história do Fluminense FC, que conquistou o título inédito da Libertadores ao bater o Boca Juniors por 2 a 1, no Maracanã. Num jogo que não podia ser diferente, como toda final, foi recheado de emoções. Os jogadores Cano e Kennedy foram os heróis da partida. Cano marcou no primeiro tempo abrindo o placar em 1×0, e em seguida o Boca Juniors empata em 1×1, mas com um golaço do Kennedy o tricolor vira o jogo em 2×1. E mesmo com um jogador a menos, pois após comemoração Kennedy levou cartão vermelho, e foi expulso, o Fluminense conseguiu manter o placar até o fim da prorrogação e se sagrou Campeão da Libertadores 2023, levando alegria e emoção de todos os tricolores do Brasil.
Em vários locais do Rio de Janeiro, em especial na Cinelândia, milhares de torcedores tricolores fazem a festa, que parece não ter hora de acabar, deve seguir por toda a madrugada.
COM A CONQUISTA DO TÍTULO O FLUMINENSE GARANTE VAGA EM DOIS MUNDIAIS
O primeiro Mundial a ser disputado pelo Flu é o de 2023, no formato já jogado desde 2005, com um representante de cada uma das competições continentais e uma equipe do país-sede. Todos participantes já estão confirmados no Mundial de 2023. São eles Fluminense (Libertadores), Manchester City (Uefa Champions League), Leon (Concacaf Champions League), Urawa Red Diamonds (AFC Champions League), Auckland City (OFC Champions League), Al Ittihad (campeão da liga saudita, do país sede), Al Ahly (CAF Champions League). O segundo, No novo formato, já confirmado pela Fifa, 32 equipes disputarão o título. Estarão classificadas 12 equipes da Uefa, seis da Conmebol, quatro da AFC, quatro da Concacaf, uma da OFC e uma do país-sede. Os representantes da América do Sul serão os campeões da Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 (Fluminense) e de 2024. Além destes quatro, outros dois serão escolhidos de acordo com o ranking de performance da Conmebol.