No dia 22 de novembro de 1573, o cacique Araribóia fundava a cidade de Niterói. O termo Niterói vem da língua Tupi e significa “Água que se esconde”. Nikiti, como é chamada pelos mais íntimos, não se deixa intimidar pela fama de sua vizinha mais conhecida, a tal Cidade Maravilhosa, e mostra que também tem muito a oferecer em belezas naturais, patrimônios arquitetônicos criados pelo grande mestre brasileiro da arquitetura modernista Oscar Niemeyer, e serviços de qualidade oferecidos à população.
É uma das melhores cidades para envelhecer e foi a primeira colocada no estado. Niterói, que também já recebeu vários prêmios, é disparada como melhor a cidade em qualidade dos serviços oferecidos à população, nas áreas de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento e indicadores gerais.
As comemorações já acontecem e vão de shows a peças de teatro, além de outros eventos e atividades para celebrar o aniversário. Com tanto cuidado que tem com sua população e servindo de exemplo para tantas outras cidades ao redor do país, Niterói mostra que “o outro lado da poça” tem muito a oferecer. E é por esses e vários outros motivos que os jornais Metropolitano Rio e O Gonçalense parabenizam a Cidade Sorriso pelo seu aniversário.