unnamed (3)

Foto/Divulgação: Danilo Lugli

Ação aconteceu na manhã deste sábado (8)

“Fazendo o bem sem olhar a quem”. Foi com esse lema em mente que membros da Torcida Organizada Raça Rubro-Negra se reuniram, nesta manhã de sábado (8), no Hemonúcleo do Zé Garoto para doar sangue. Ao todo, 53 pessoas participaram, batendo o recorde de doações em um dia no espaço.

 

A iniciativa aconteceu através de uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Administração, com a Torcida Organizada Raça Rubro-Negra. O objetivo da ação foi incentivar a solidariedade e reforçar a importância de atitudes simples que podem transformar vidas. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O Hemonúcleo funcionou especialmente neste sábado, das 8h às 13h, para atender os torcedores que quiseram participar da campanha.

Foto/Divulgação: Danilo Lugli

O prefeito Capitão Nelson passou pelo espaço e celebrou a união pelo bem do próximo. “Eu agradeço a todos os presentes! É muito legal ver o quanto as pessoas se uniram, neste sábado, vieram aqui e doaram sangue. Com isso, é mais sangue para o estoque do nosso município, que vai ajudar nas unidades de saúde e salvar vidas. São apenas 20 minutos do dia que fazem a diferença na vida de quem vai receber esse sangue”, disse.

“Fizemos essa campanha com a galera da Torcida Organizada Raça Rubro-Negra pensando no nosso banco de sangue e eles vieram em peso. A galera não mediu esforços para estar aqui hoje. Veio gente do Rio, inclusive, que atravessou a Ponte Rio-Niterói para nos ajudar. É gratificante saber que, neste sábado, batemos o recorde de doações de sangue em um dia e, com isso, fizemos a diferença na vida das pessoas. Estamos muito felizes e abertos a novas parcerias, com outras torcidas, para mais ações como essas. Quem ganha é a nossa cidade”, destacou Daniel Bastos, secretário municipal de Administração.

O sangue coletado no Hemonúcleo abastece as unidades de urgência e emergência da cidade para não só dos casos de emergência, mas também de cirurgias eletivas e procedimentos – que aumentaram consideravelmente nos últimos anos, principalmente com a abertura do Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR).

“Nós, do Hemonúcleo, estamos encantados e agradecidos pelos doadores de hoje, por cada um deles. É através de atos como esses que conseguimos abastecer o nosso banco de sangue. O Hemonúcleo está lotado hoje e isso nos enche de orgulho. Estamos de braços abertos para todos. Temos o maior prazer de atender os que quiserem vir, sejam de outras torcidas também, porque o sangue salva vidas, especialmente nessa época de festas de fim de ano”, disse Daiana Nepomuceno Pacheco, coordenadora do Hemonúcleo.

Deivison Alves, presidente da Torcida Organizada Raça Rubro-Negra, destacou a importância de fazer o bem sem olhar a quem.

“Sempre fazemos campanhas de doações de sangue, seja no Rio mesmo ou em outras cidades. Atuamos com muito foco nisso. Hoje, estamos realizando mais uma ação em conjunto. A Raça é uma família e todos nós, juntos, entendemos que estamos fazendo o bem sem olhar a quem e isso é muito importante. Realizamos as mais diversas ações sociais, nos organizamos e buscamos sempre ajudar ao máximo as pessoas que precisam, seja como for”, disse.

Kiti Abreu, diretora social da Torcida Organizada Raça Rubro-Negra, era uma das presentes no Hemonúcleo e destacou que a torcida realiza ações como essa constantemente.

“Já fazemos campanhas de doações de sangue há anos, doamos três vezes ao ano geralmente e muitas vezes no Hemorio e pensamos em fazer isso aqui em São Gonçalo também. Temos muitas pessoas da Raça que saem daqui sempre e nos ajudam lá do outro lado da Ponte, então, hoje fizemos o mesmo e estamos aqui”, disse.

Como doar – Para quem quiser doar sangue, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite, HIV/aids, HTLV, etc.); não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter tido doença de chagas ou malária e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Restrições também se aplicam às pessoas com doenças autoimunes, diabetes descompensada e hipertensão não controlada.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. Caso um grupo de pessoas ou uma outra torcida organizada queira participar de uma campanha parecida, basta entrar em contato direto com o Hemonúcleo de forma presencial ou pelos telefones (21) 97627-2194 ou (21) 98310-1509.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *