Foto/Divulgação
Comandante da corporação fez palestra sobre a atuação da Ronda Preventiva Escolar
A Guarda Municipal de São Gonçalo participou, nesta terça-feira (3), de uma reunião no auditório do Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional (CRAAI-SG), ligado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no bairro de Santa Catarina. O tema foi “Conselhos Tutelares e Segurança Pública: atribuições e formas de aprimorar a comunicação”.
A Guarda Municipal foi representada pelo comandante Ewerton Mendes, que explicou sobre a atuação do grupamento Ronda Preventiva Escolar (Rope) e destacou o papel estratégico na prevenção de conflitos no ambiente escolar, na proteção do público infantojuvenil e na articulação com os conselhos tutelares e demais integrantes da rede. O convite foi feito pela 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São Gonçalo e pela 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São Gonçalo.
“A Guarda Municipal reforça, todos os dias, com as equipes nas ruas, o compromisso com a prevenção, a integração interinstitucional e a promoção de um ambiente escolar mais seguro. Estamos focados na articulação com outros profissionais na busca pela proteção da infância e da juventude gonçalenses. Foi uma honra poder discursar sobre o nosso trabalho e perceber como a atuação do grupamento vem ganhando cada vez mais força e respeito diante de profissionais tão dedicados à causa”, disse Ewerton Mendes.
O evento tratou-se de uma reunião de fluxo, que tem como objetivo alinhar e aprimorar procedimentos de trabalho entre promotores de Justiça, servidores e órgãos parceiros, como a Prefeitura Municipal, reunindo, neste caso, órgãos que atuam de forma integrada na proteção de crianças e adolescentes.

