O espaço, que será aberto em Nilópolis, oferecerá assistência e acolhimento jurídico, psicológico e social para mulheres vítimas de violência_
O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro inaugura na próxima segunda-feira, às 10 horas, o segundo Centro de Referência para atender de forma diferenciada mulheres vítimas da violência.
O espaço, localizado na Faetec de Nilópolis, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com equipe multidisciplinar que fará além do acolhimento inicial, a assistência jurídica, social e psicológica.
Centro de Referência amplia atuação do Programa Empoderadas entre as mulheres
O primeiro Centro de Referência do Empoderadas foi aberto em junho no município de Armação de Búzios. Além dos Centros, o Programa conta atualmente com 65 polos, localizados em diferentes pontos do território fluminense. E oferece aulas de desvencilhamento da violência no tatame como forma de segurança e também promovendo a saúde física e mental das alunas. Com os Centros de Referência, a proposta é ampliar o atendimento e dar todo suporte físico, psicológico, jurídico e emocional para mulheres vítimas de violência. A previsão é de inaugurar pelo menos mais três até o ano que vem.
– Na próxima segunda-feira, uma nova porta se abre para as nilopolitanas. Em nosso Centro de Referência, elas poderão contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar poreie entendemos a importância desta estrutura para das segurança, prevenção e a possibilidade de um recomeço para muitas mulheres – explicou Érica Paes, superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Governo do Estado.
Inauguração com inscrições para cursos profissionalizantes
Além de combater e prevenir a violência, o Programa Empoderadas ajuda a mulher a conquistar a independência financeira por meio dos cursos de capacitação profissional gratuitos, que têm mudado a vida de centenas de alunas em todo o estado. Entre eles, aulas de panificação, cabeleireira e maquiadora.
– Nossos cursos profissionalizantes têm garantido autonomia e um futuro de novas possibilidades a mulheres vítimas, longe da amarra financeira que corrobora com o ciclo da violência – destacou Érica.
Para se inscrever no Centro de Referência do Programa Empoderadas, basta clicar no link:
Serviço:
Centro de Referência do Programa Empoderadas Inauguração: 30/09
Endereço: Estrada Antônio José Bittencourt, 1270 – Nova Cidade, Nilópolis.
Horário de inauguração: 10h
Fonte: Núcleo de Comunicação de Interior