Com entrada gratuita no dia 30/09, no Teatro Popular de Niterói, projeto inclui espetáculo com a contadora de histórias e atriz Daniella D´Andrea, lançamento de livro e roda de conversa com narradores da cidade e da região
Um príncipe temperamental e desinteressado, criado com excesso de cuidados por uma rainha viúva, é colocado sob a observação de um mestre ancião. A partir do conto da tradição árabe “O príncipe, o mestre e a águia”, um espetáculo se desenha entrelaçando outros contos. A contadora de histórias e atriz niteroiense Daniella D’Andrea vai acordando “A cidade melão” (Afeganistão) e “O cego Abdallah” (Arábia), além de trechos da obra “O jardim amuralhado da verdade” de Hakim Sanai de Ghazna, poeta persa do século XII.
Assim é “A arte de governar a si mesmo”, narrativa atemporal que provoca reflexões sobre o tema “governo” e sua relação com uma conduta consciente perante a vida. O espetáculo já viajou para Minas Gerais e Paraná em 2022, e volta a ter circulação presencial em Niterói no dia 30/09, às 20h, com entrada gratuita no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Daniella D´Andrea, que também é educadora e tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e narração de histórias, concebeu a performance em parceria com o contador de histórias Warley Goulart, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias e que assina a direção cênica do espetáculo. “Os contos filosóficos trazem diferentes camadas de compreensão para que cada um possa absorvê-los à sua maneira, sem se preocupar em descobrir uma mensagem. O entendimento vem de acordo com a experiência pessoal. As histórias não são óbvias e nem trazem respostas, mas estimulam o pensamento vivo”, reflete a narradora artística.
Com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, “A arte de governar a si mesmo” é um projeto amplo que contempla uma série de ações paralelas ligadas à narração de histórias e à literatura, com a presença de contadores de histórias, editores e tradutores. Foi vencedor do edital de teatro adulto para espaços alternativos/2019 da Fundação de Arte de Niterói e do edital Retomada Cultural 1 da Lei Aldir Blanc.
RODA E LIVRO
No mesmo dia 30/09, das 17h às 19h, haverá roda de conversa sobre o movimento de contadores de histórias de Niterói com a participação de Aline Cântia e Fernando Chagas – ambos da Editora AbraPalavra, que vêm especialmente de Belo Horizonte para o evento – Schirley França, artista brincante e contadora de histórias da Carroça de Mamulengos e moradora de Maricá, e o secretário das Culturas de Niterói, Alexandre Santini (a confirmar). O objetivo é sensibilizar e fomentar ações para o setor em Niterói. A mediação será da narradora de histórias niteroiense e museóloga Rita Gama.
O papo marca o lançamento do livro “Narração Artística: modos de fazer” (AbraPalavra), que traz ensaios de 10 contadores de histórias, pesquisadores e estudiosos da arte da palavra oral de todo o Brasil. A obra tem a intenção de ser útil para artistas, professores, bibliotecários, agentes de cultura e toda gente interessada pelo universo da narração de histórias, segundo os organizadores Aline e Fernando.
SERVIÇO
Local das atividades: Teatro Popular Oscar Niemeyer R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n, Centro, Niterói (próximo da estação das Barcas)
RODA DE CONVERSA e LANÇAMENTO do livro “Narração Artística: modos de fazer” (Editora AbraPalavra)
Entrada gratuita
Dia 30 de setembro, das 17h às 19h
Com Aline Cântia, Fernando Chagas, Schirley França e Alexandre Santini (a confirmar).
Mediação: Rita Gama.
APRESENTAÇÃO A arte de governar a si mesmo
Dia 30 de setembro, 20h
Entrada gratuita
Público alvo: jovens e adultos
Gênero: drama
Concepção e Roteiro: Daniella D`Andrea e Warley Goulart
Direção: Warley Goulart
Contadora de histórias: Daniella D`Andrea
Consultoria narrativa: Juliana Franklin
Instagram: @aartedegovernarasimesmo e @constelariodehistorias
Facebook: https://www.facebook.com/
SOBRE DANIELLA D´ANDREA
Contadora de histórias, atriz e professora. Mestre em Educação. Criadora da Olhos Livres Produções Artísticas e do projeto Constelário de Histórias. Usa as artes integradas, os contos filosóficos e o ato de falar e ouvir como recurso para o desenvolvimento de ações culturais e também ações de base comunitária. É o caso dos projetos: Vidas Paralelas (UnB), Escolas de Cinema CINEAD (UFRJ); “Refugiados” (TV Futura), “Entre o Som e o Silêncio” (Fluxo Audiovisual/SMC-Niterói).
Contadora de histórias atuante em festivais como: Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu (SP), FIL de Histórias (RJ), ECOH (PR), Candeia – Mostra Internacional de Narração Artística. Narradora convidada do Programa Cuentan/ Fundacìon Williams (AR).
São seus últimos trabalhos: o solo narrativo “A Arte de Governar a Si Mesmo” com direção de Warley Goulart; narrações com o coletivo “Cada Um No Seu Quadrado” (Festival Arte como Respiro); o projeto: “A Arte de Governar a Si Mesmo: caravana pelo interior” (Retomada Cultural/SECEC-RJ) que reuniu 14 arte-educadores e narradores; e a apresentação de histórias para crianças “MAPA: histórias e caminhos” (edital Pulsar/Sesc -RJ) feito em parceria com a artista visual Tatiana Podlubny.