O Grupo de Artistas de Maricá (GAM) abriu inscrições para um novo curso de capacitação em empreendedorismo cultural, que será realizado no histórico e inspirador Museu Casa Darcy Ribeiro. O objetivo é instruir para elaboração e gestão de projetos culturais. O curso começa no dia 24 de agosto e é uma excelente oportunidade para artistas, produtores e gestores culturais da região aprimorarem suas habilidades.
Este curso finalizou sua primeira edição na sede do GAM em 10 de agosto e utiliza o método “Engenharia Cultural”, desenvolvido por Fernando Portela no Instituto Cultural Cidade Viva. A metodologia aborda todas as fases da produção cultural, desde a criação e planejamento até a execução e mercado, proporcionando uma visão completa e prática para transformar ideias em projetos viáveis.
Francis Miszputen, renomada especialista em gestão cultural, também será instrutora do curso. Ela destaca que “mais importante do que elaborar é executar um projeto cultural. Maricá tem todas as condições para se destacar nos próximos editais. ” Dentre suas abordagens, ela destaca plano de ações e a composição de orçamentos, uma habilidade essencial para a sustentabilidade dos projetos culturais.
De acordo com Júnior Perim Diretor Presidente do Circo Crescer e Viver, OSC gestora do Museu Casa Darcy Ribeiro, “a produção artística e cultural demanda a compreensão sistêmica dos modos e meios garantidores da sustentabilidade dos empreendimentos e negócios. Isso exige, como primeiro passo, desenvolver as habilidades e competências para lidar com certas complexidades”, declara.
Na opinião de Altamir Costa, presidente do GAM, ressalta a importância do curso: “Este curso é fundamental para fortalecer a capacidade dos nossos artistas e gestores culturais. Estamos preparando nossos talentos para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas leis de incentivo à cultura e enfrentar os desafios do mercado cultural”.
Além de capacitar os participantes, o curso é uma ação comemorativa pelos 30 anos de história do GAM, uma organização que tem sido uma força motriz na promoção e desenvolvimento da cultura local. Com esta iniciativa, o grupo colabora para um cenário cultural cada vez mais dinâmico.
As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas e podem ser feitas pelo WhatsApp no número (21) 99541-7437.
Fonte: Nides Freitas