Foto/Divulgação: Fabio Guimarães
Fundação se destaca pela modernização, qualidade e contato mais humano com pacientes
Após uma série de mudanças no atendimento, que incluiu melhorias na nova sede, no Centro da cidade, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) chega ao final de 2025 comemorando uma melhor prestação de serviços aos usuários: servidores municipais ativos, inativos e seus dependentes. Apenas neste ano, foram realizados 15 mil atendimentos (8 mil a mais do que no ano anterior). Além disso, foram feitos 31 mil exames laboratoriais e 3.500 exames de imagem, garantindo um diagnóstico assertivo e rápido por parte dos profissionais de saúde.
Esses números são resultado das mais distintas mudanças realizadas pela Funasg, com foco, por exemplo, na reforma da recepção da sede, localizada no Centro, que garantiu um atendimento mais humanizado, um novo ambiente mais renovado e confortável, além de um chamador digital. Além disso, foram instalados um elevador e novos aparelhos de ar-condicionados; a aquisição de novo mobiliário, oferecendo mais conforto aos pacientes; a instalação de câmeras de segurança, ampliando o monitoramento; a ampliação do estacionamento com 30 vagas, facilitando o acesso dos servidores; a pintura interna e externa da sede da Funasg e placas de informação e sinalização da sede, aprimorando a orientação ao público.
A tecnologia foi o grande foco do ano. Um exemplo foi a digitalização de cerca de 3.500 prontuários disponibilizados aos profissionais de saúde, garantindo a segurança das informações e liberando o espaço físico, além de contribuir para a rapidez no atendimento. Para além disso, foi realizada a implantação da Carteirinha Digital Funasg, a implantação da marcação de consultas via WhatsApp, a implementação do Sistema Digital da Área Médica, a digitalização de prontuários, garantindo mais segurança e agilidade; a instalação do ponto eletrônico para controle de frequência dos servidores; a aquisição de 16 novos computadores e o aluguel de 20 impressoras.
Foram contratados ainda quatro novos profissionais: fisioterapeuta, médico clínico geral, ginecologista e gastroenterologista. Foram criados mais sete consultórios médicos, totalizando 10 áreas de atendimento, além da sala de enfermagem e do consultório odontológico.
Foram adquiridos novos equipamentos para garantir maior precisão diagnóstica e qualidade assistencial, como um eletrocardiograma digital; um aparelho de ultrassom odontológico; uma balança de bioimpedância com tecnologia digital para eficiência no atendimento nutricional; a modernização do setor de fisioterapia com novos aparelhos de ultrassom terapêutico, aparelho eletroestimulador, aparelho de corrente TENS/FENS e um par de botas de compressão pneumática, além de cadeira de rodas e fixa para obeso; macas para consultórios; bisturi eletrônico; aparelhos de pressão digital, entre outros.
Além disso, foram realizadas oito edições do Funasg Mais, um projeto itinerante que oferece diversos serviços, como vacinação, auriculoterapia, medição de glicose, aferição de pressão arterial e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS), em outras secretarias da Prefeitura. Cada evento teve uma média de 250 atendimentos.
“Eu agradeço os nossos resultados a todos os servidores que trabalham aqui, que estão comprometidos, assim como a nossa gestão, em fornecer o melhor aos servidores. Aqui na Funasg, nosso foco é valorizar o servidor público, otimizar os recursos e melhorar cada vez mais o atendimento, construindo uma fundação moderna, humana e participativa. Nosso atendimento hoje preza pela eficiência, contato humano e qualidade. Em 2026, seguiremos para multiplicar os atendimentos com mais qualidade e eficiência, garantindo que cada serviço prestado tenha o padrão de excelência que o servidor de São Gonçalo merece”, afirmou o presidente da Funasg, Eugênio Abreu.
Outros projetos – Em 2025, a Funasg atendeu a alguns públicos específicos de servidores em projetos internos. Um dos grupos foi o Grupo de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI), que debateu sobre questões ligadas ao envelhecimento no Brasil, fortalecendo a autonomia, o autocuidado, hábitos seguros, a prevenção a doenças e outros temas.
Foi realizado também o “Provoz Funasg – Saúde Vocal do Professor”, um projeto gratuito oferecido pela Funasg, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com orientações para promover a preservação da saúde vocal e o bem-estar dos professores da rede municipal.
Além disso, foi desenvolvido o “Projeto Medida Certa do Servidor 2025”, que teve como finalidade promover a melhoria da qualidade de vida dos servidores e seus dependentes, por meio de ações de educação em saúde, prevenção de doenças crônicas e incentivo à adoção de hábitos saudáveis, fornecendo acompanhamentos e orientações diversas.

