Foto/Divulgação: X / Club Lanús
Com uma atuação abaixo do esperado, Rubro-negro perde pro Lanús na primeira partida da decisão
O Flamengo perdeu por 1 a 0 do Lanús no estádio La Fortaleza e terá que reverter o placar no Maracanã se quiser ser campeão da Recopa. O time do técnico Filipe Luís criou poucas oportunidades e quase não atacou o Lanús, o time argentino em contra partida buscou o gol a todo momento, chegou a balançar a rede por três vezes mas apenas um gol foi validado, os outros dois estavam em posição irregular.
A partida começou com o Lanús tomando a iniciativa logo aos 6 minutos, com o chute do garoto Medina que foi defendido por Rossi. Logo aos 10 minutos Castillo assinalou um gol, mas foi anulado pois o atacante do Lanús estava muito impedido. O time Rubro-negro só conseguiu responder com perigo aos 34 minutos da segunda etapa, quando Cebolinha fez boa jogada mas finalizou em cima do arqueiro do clube argentino.

Na segunda etapa a tônica do jogo foi semelhante a do primeiro tempo, com o time do Lanús tomando a iniciativa e indo para cima do Flamengo, e aos 9 minutos, Carrera recebeu uma bola em excelente condição de finalizar, mas foi crucialmente travado por Léo Ortiz na hora da finalização. Aos 11 minutos Carrascal recebeu uma bola em excelente condição, limpou o goleiro Losada que saiu de maneira atabalhoada, mas não conseguiu acertar o passe para Arrascaeta que finalizaria pro gol vazio. Já aos 16 minutos, Pedro tentou de cabeça mas saiu sem direção para fora da meta, e aos 23 minutos o Lanús respondeu com um falta que obrigou Rossi a fazer boa defesa. Aos 25 minutos, Castillo assinalou outro gol, depois de um chute cruzado após um escanteio, mas novamente o atacante do Lanús estava em posição irregular. Aos 32 minutos do segundo tempo, Castillo finalmente conseguiu marcar um gol em posição legal, após cruzamento de Marcich pelo lado esquerdo, o atacante argentino cabeçeou entre os zagueiros do Flamengo e não deu chance a Rossi para abrir o placar, 1 a 0 Lanús. Após o gol nenhum dos dois times criou chances perigosas, apesar de o Flamengo ter tentado até o último minuto o gol de empate.
Agora o Flamengo terá que vencer pelo placar mínimo para levar a decisão para os pênaltis, ou ganhar por 2 gols ou mais se quiser sagrar-se campeão da Recopa 2026 no tempo regulamentar. A partida de volta ocorrerá no dia 26/02 no Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira, às 21:30, no estádio do Maracanã.
Por Yuri Griem
