
Everton Gomes: festival teve mais do que o dobro dos atendimentos do ano passado. Foto/Divulgação: Karen Lusvardi/SMTE
Dois mil profissionais já foram encaminhados para vagas de emprego em empresas parceiras da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda

Os currículos de dois mil trabalhadores que se inscreveram no banco de oportunidades da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) já foram encaminhados a empresas parceiras. E 1.253 pessoas se inscreveram em cursos na área de tecnologia, de serviços de portaria, de design de sobrancelhas, entre outros, oferecidos pelo programa Rio+Cursos, da secretaria, ou por instituições parceiras, como a Casa Nails, o Instituto de Formação Profissional (IFP) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
“O festival teve mais do que o dobro de atendimentos em relação ao ano passado. Tivemos trabalhadores que saíram do parque empregados; outros aposentados, graças ao posto do INSS montado na Nave do Conhecimento; e ainda muitos inscritos em cursos de qualificação profissional”, comemora o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.
“Moro com meus pais no Engenho Novo e quero conquistar a minha independência financeira. E também guardar dinheiro para pagar as faculdades de Tecnologia e Inovação e Psicologia que pretendo fazer”, contou Vitor Hugo.
Na tenda voltada para o empreendedorismo instalada no Parque Madureira, foram registrados 900 atendimentos. Além de tirar dúvidas sobre o programa Microempreendedor Individual, os micro e pequenos empreendedores estiveram no Empreenda.Rio, no Sebrae, no Instituto Besouro e na Firjan, entre outras instituições, em busca de informações sobre cursos.
Patrocinado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), o Festival do Trabalhador também levou diferentes serviços de saúde aos cariocas. Só a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 199 doses de vacinas diversas em Madureira.
Além dos serviços, os cariocas também tiveram acesso a muita diversão. Só no espaço do Planetário do Rio, foram 675 visitas. Lá a criançada pode observar o céu no telescópio e levar para casa livros com informações sobre astronomia.
Os shows do Fundo de Quintal, Clareou e da bateria do Império Serrano não foram os únicos a arrancar aplausos de milhares de trabalhadores. A cantora Gessy, que recebeu o seu primeiro cachê, e o dançarino Denys Jackson, cover de Michael Jackson, também levaram o público ao delírio no parque da Zona Norte do Rio.
Fonte: Ana Paula Araripe e Lucas Alvares