Dados indicam que além das receitas tradicionais da data, o Brasil apresenta diversidade à mesa dependendo da região
O estudo exclusivo “Ceia de Natal”, realizado pelo C.Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil, em parceria com a plataforma Receitas Nestlé, analisou o comportamento alimentar dos brasileiros na ceia natalina e suas preferências. De acordo com o levantamento, 79% afirmam não ter um prato típico natalino na sua região. Em contrapartida, foram identificadas algumas das principais receitas locais presentes na noite de Natal: No Norte, se destacaram pato no tucupi, pirarucu de casaca, vatapá e mousse de cupuaçu. Os nordestinos não deixam de colocar à mesa a paçoca de carne de sol e a galinha à cabidela. O Centro-Oeste prefere o arroz com pequi e o Sudeste opta por peru e rabanada. Por fim, no Sul, os gaúchos não esquecem de preparar seu tradicional churrasco.
Os entrevistados também manifestaram que economizar tem sido um fator importante em seu planejamento: 77% costumam pesquisar o local com o melhor preço antes de ir às compras.
O local de compra de alimentos também foi um aspecto levantado e 79% ressaltaram sua preferência por supermercado e/ou hipermercado. Posteriormente, foi possível avaliar que os pratos tradicionais, em sua maioria, são preparados em casa: 93% fazem assado (carne, leitão, peru, chester, tender) e 91% preparam a sobremesa (pudim, mousse, pavê, manjar).
Ainda segundo o levantamento, as pessoas vão realizar todos os rituais, mesmo que considerem atividades trabalhosas. Desse modo, 78% afirmam que preparam a ceia de Natal e 66% pretendem fazer e/ou comprar comidas diferentes, levando em conta a importância de pratos diversos e inovadores, mas que sejam acessíveis. Paralelamente, o mercado pet tem uma oportunidade à vista, já que 57% dos respondentes contaram que compram ou preparam um alimento especial para seu animal de estimação no Natal, comprovando as tendências atuais de integração dos pets às famílias brasileiras.
A pesquisa ouviu pessoas de todas as regiões do país, sendo 52% mulheres e 48% homens. 57% dos entrevistados moram com companheiro ou companheira e 48% com filhos. “A comida consegue reunir as pessoas em torno da mesa, estabelecer vínculos e fortalecer laços afetivos, especialmente no Natal, quando as tradições são transmitidas de geração para geração e se tornam parte da identidade familiar. É uma experiência que, muitas vezes, remete às memórias e rituais de família”, conclui Lucas Fabozzi, gerente de Marketing e Comunicação de Receitas Nestlé.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Fonte: Bruna Roberti – FSB COMUNICAÇÃO